

A febre é um sintoma mais comum em quadros de gripe, enquanto a secreção nasal aparece mais em resfriados. — Foto: Gustavo Fring/Pexels/Stefano Oppo/ND
Será que é gripe ou resfriado? Com a chegada das estações mais frias, começa também a temporada de doenças respiratórias que popularmente são chamadas de gripe.
No entanto, existem diferenças entre gripe e resfriado, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Confira a seguir o que é cada um e a melhor forma de se prevenir.
Como saber se é gripe ou resfriado?
Segundo o Ministério da Saúde, a gripe ocorre com bem menos frequência, se apresentando algumas vezes ao ano, do que o resfriado, que pode ocorrer várias vezes no mesmo ano.
É comum que as pessoas confundam esses dois quadros de saúde, ainda mais pelos sintomas parecidos. No entanto, é preciso ficar atento aos primeiros sinais e também ao tratamento.
Gripe

Conheça os sintomas da gripe para saber diferenciar de um resfriado. — Foto: Imagem gerada por IA/ND
A gripe é causada pelo vírus influenza, com pelo menos quatro subtipos reconhecidos pela comunidade científica. Os principais sintomas iniciais são: febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço.
A partir do segundo dia, os sintomas iniciais podem diminuir, enquanto isso os sintomas respiratórios começam a aumentar, como espirros, secreções nasais e dor de garganta.
Resfriado

Conheça os principais sintomas do resfriado e aprenda a diferenciar da gripe. — Foto: Imagem gerada por IA/ND
O resfriado é causado, principalmente, por rinovírus, causando os primeiros sintomas como: coceira no nariz e irritação na garganta. Espirros e secreções nasais também podem aparecer acompanhadas de uma febre baixa.
Como tratar a gripe ou resfriado?
Não existe um medicamento que “cura” a gripe ou o resfriado. O que existe são remédios que ajudam a aliviar os sintomas causados por esses vírus, ou seja, aliviar a dor de cabeça, dor no corpo, temperatura elevada, etc.
Existe também a vacina que previne de 70% a 90% dos casos de gripe. Ela é disponibilizada gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o calendário de vacinação anual. Não existe uma vacina para resfriado e a vacina contra a gripe não previne resfriados.
Outras formas de prevenir ou até combater os sintomas é fortalecendo o sistema imunológico a partir de alimentos mais nutritivos, como sopas, sucos naturais, frutas e chás naturais. Além disso, existem hábitos que podem manter seu corpo mais protegido de bactérias e vírus.
Atenção! Caso os sintomas persistam/agravem ou outros sintomas apareçam, procure uma unidade de saúde ou profissional da saúde para realizar o tratamento adequado.
*Com informações da Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde.