Mais uma empresa demonstrou interesse em operar no Porto de Itajaí, que espera o início de operações da arrendatária provisória. Na última terça-feira (12), representantes da Hyundai Motor, gigante do setor automotivo, visitaram o terminal para checar sua infraestrutura.

Hyundai Motor Company, gigante sul-coreana do setor automotivo, quer operar no Porto de Itajaí. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí
O principal objetivo da ida ao complexo, por parte da montadora, é conhecer as operações com navios de cargas Roll On Roll Off, comuns no porto. Outras marcas de carros, como BMW e GM (General Motors) já fizeram o procedimento por lá anteriormente.
A Hyundai visa expandir sua atuação no Brasil e está, atualmente, em busca de infraestrutura para operações de importação de veículos. “Assim como em Itajaí, também estamos visitando outros lugares, pontuando fatores e verificando os maiores benefícios”, diz Eriel Mineli, representante no País.
“A proposta que a Hyundai nos apresentou é muito atrativa”, revela Ronaldo Camargo Souza, diretor geral de administração e finanças do complexo.

Operações Roll On Roll Off facilitam desembarque de cargas, sem a necessidade de contêineres. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí
Operações do tipo no porto não precisariam de contêineres
O terminal chegou a ficar um longo período sem as operações em navios Roll On Roll Off, que são, basicamente, embarcações que permitem que a carga possa sair e entrar através de rampas. Esse procedimento dispensa a necessidade de contêineres.
Em 2018, foram 31 atracações de navios do tipo, com 36.400 unidades movimentadas; em 2022, após a pandemia de covid-19, mais 27 navios chegaram no porto com quase 20 mil veículos desembarcados até os dias atuais.