Números divulgados pelo Sicom (Sindicato do Comércio) mostraram que os moradores de Chapecó, Oeste de SC, pretendem gastar em média R$ 261,07 na Páscoa deste ano. Valor ultrapassa a média estadual que é de R$ 228,42 conforme a Fecomércio.

Moradores de Chapecó pretendem gastar mais neste ano – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O município se destaca também em relação à forma de pesquisa de preços. Ao todo, 38,3% da população pesquisará os preços por meio da internet. Já no estado, 54,9% dos consumidores pesquisarão diretamente nas lojas.
Conforme os dados estaduais, 81,5% dos consumidores preferem presentear com chocolates e 11,7% com brinquedos. O supermercado apareceu no topo da lista como local favorito para as compras.
Preferências para a Páscoa
Entre os entrevistados, 33,1% priorizam o preço, 19,4% a qualidade, 15,1% o atendimento e 11,8% as promoções. A maioria dos consumidores deixarão as compras para a semana que antecede a data.
O cartão de crédito está entre as últimas opções de pagamento, pois 89,4% quitarão as compras em dinheiro à vista. Em segundo lugar aparece o cartão de débito e em terceiro o PIX.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 de fevereiro e 4 de março com 2.100 pessoas em sete cidades: Chapecó, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. A Páscoa deste ano será no dia 31 de março.