Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Geadas fortes e prolongadas, seguidas de temperaturas anormalmente altas e falta de precipitação em abril, tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das safras de primavera ucranianas, disseram os meteorologistas estatais nesta segunda-feira (5).
No início de abril, as geadas cobriram a maior parte da Ucrânia e as temperaturas caíram para 11 graus Celsius negativos por até 7 horas, segundo a consultoria agrícola APK-Inform.
“O tempo seco com baixa umidade relativa do ar para a primavera e as geadas também foram desfavoráveis para o desenvolvimento inicial das primeiras safras da primavera”, disseram os meteorologistas.
Os agricultores ucranianos estão semeando culturas de primavera e a futura colheita depende, em grande parte, de as plantas terem calor e umidade suficientes para germinar e crescer.
O meteorologistas disseram que, em abril, o déficit de precipitação continuou na maioria das regiões, com a quantidade mensal atingindo ou excedendo a norma apenas em bolsões do norte, sul, oeste e leste do país.
Nos últimos anos, a Ucrânia tem sofrido com a falta de umidade no solo, principalmente em maio e junho.
O Ministério da Fazenda informou na semana passada que os agricultores haviam semeado 3,2 milhões de hectares de grãos até 2 de maio. O ministério não forneceu dados comparativos.
O post Geada e Seca em Abril Afetaram Safras da Ucrânia apareceu primeiro em Forbes Brasil.