Presidência do episcopado brasileiro divulgou mensagem de Páscoa e destacou Jubileu e princípios como perdão, misericórdia e cuidado com a criação
Da Redação, com CNBB

Afresco da ressureição de Jesus na Collegiata Santa Maria Assunta, em Castell’Arquato, Itália / Crédito: Michele Castagnetti via Wikimedia Commons
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou sua mensagem de Páscoa neste domingo, 20. O texto destaca a celebração da ressurreição de Cristo como um chamado à renovação espiritual e ao compromisso com uma sociedade mais fraterna, justa e reconciliada.
Na nota, os bispos recordam que a Páscoa é uma oportunidade privilegiada para recomeçar. “Cristo ressuscitado nos conduz a uma existência nova e transformadora”, afirma a mensagem, que também ressalta o contexto especial do Jubileu 2025.
O documento enfatiza ainda princípios como o perdão, a misericórdia e o cuidado com a criação, trazendo o exemplo de São Francisco de Assis. “Cantá-lo [o Cântico das Criaturas] significa comprometer-nos com a harmonia da Criação, com um modelo novo de vida marcado pela sustentabilidade na produção, distribuição, consumo e descarte”, destaca a mensagem.
A CNBB também sublinha o caráter ecumênico da Páscoa deste ano, marcada pela coincidência de calendários que faz com que católicos e ortodoxos celebrem a data juntos. Para a presidência, esse fato é um convite ao aprofundamento do diálogo e da comunhão entre cristãos.
Por fim, os bispos manifestam solidariedade ao Papa Francisco, desejando saúde e pronta recuperação ao Pontífice. “Que ele possa continuar a guiar-nos com sabedoria e compaixão”, diz o texto. Confira a seguir a mensagem na íntegra:
MENSAGEM DE PÁSCOA
“Matastes o Príncipe da Vida,
a quem Deus ressuscitou dos mortos.
Disso, nós somos testemunhas”
(At 3,15)
Caros irmãos e irmãs em Cristo,
Celebramos a Páscoa do Senhor e nossa Páscoa. É uma oportunidade privilegiada de renovação espiritual, pois Cristo ressuscitado nos conduz a uma existência nova e transformadora.
A celebração do Ano Jubilar renova todas as relações sociais, econômicas, ecológicas e espirituais. O repouso da terra, o resgate das dívidas, a renovação do princípio da misericórdia, a redescoberta do rosto compassivo de Deus, o perdão recíproco… Tudo isso nos humaniza e nos dá a consciência de sermos “concidadãos dos santos e da família de Deus” (Ef 2,19). Como pastores, continuamos nossa jornada, como peregrinos de Esperança, buscando a solidariedade, a justiça e a liberdade como alicerces de uma sociedade fraterna e reconciliada.
Com São Francisco, somos convidados a cantar o Cântico das Criaturas ao Deus Pai e doador da vida. Cantá-lo significa comprometer-nos com a harmonia da Criação, com um modelo novo de vida marcado pela sustentabilidade na produção, distribuição, consumo e descarte.
Neste Ano Jubilar, por uma feliz coincidência de calendários, os cristãos católicos e ortodoxos celebram a Santa Páscoa na mesma data. Que isto nos inspire a buscar sempre mais, por meio da oração o diálogo ecumênico, a comunhão na fé e no amor.
Por fim, elevamos nossas orações pela saúde e pronta recuperação do Papa Francisco: que ele possa continuar a guiar-nos com sabedoria e compaixão.
Que a esperança e a alegria do Cristo Ressuscitado permeiem nossas vidas e nossos corações. Feliz Páscoa!
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Recife e Olinda – PE
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB
O post Páscoa é oportunidade de renovação espiritual, diz CNBB em mensagem apareceu primeiro em Notícias.