CIDADE NEUTRA EM CARBONO
Ao lançar o plano de descarbonização de Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) disse, nesta quarta-feira (9), que a “emergência climática” é uma “questão urgente” para os municípios, que extrapola discussões partidárias e ideológicas. Ele assinou decretos que criam um guia de boas práticas nos prédios públicos, um manual de compras públicas sustentáveis e uma comissão responsável pelo desenvolvimento urbano sustentável. A ações de descarbonização, que buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa, têm a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A meta é uma cidade neutra em carbono até 2050. Nos próximos cinco anos, por exemplo, o objetivo é reduzir em 19% as emissões na área de energia e 21% no setor de transporte.

A Secretaria do Meio Ambiente de Florianópolis está restringindo as áreas para piqueniques no Jardim Botânico do Itacorubi. A mudança, de acordo com o município, tem o objetivo de organizar melhor o espaço e garantir a preservação ambiental. Os piqueniques continuam permitidos na área da frente, chamada ‘Parque Jardim de Brincar’. Em nota enviada à coluna, a secretaria informou que as “demais áreas são destinadas à preservação da biodiversidade, à educação ambiental e à contemplação da natureza”. Além disso, esclareceu que a decisão de delimitar os espaços de alimentação “evita impactos na fauna local e ajuda a manter a harmonia entre lazer e conservação” e que as novas orientações “estão nas placas informativas no local e também no regulamento atualizado, que será publicado ainda nesta semana”. Foto: Andy Puerari, divulgação

O artista e jornalista Juliano Zanotelli abriu nesta quarta-feira (9) em Florianópolis a exposição” Play na Luz”, que usa bonecos de Playmobil, presentes nas suas criações há quase 20 anos. Os visitantes vão poder brincar e interagir com as obras. Serão apresentados jogos da memória, jogo da velha, liga-liga e um quebra-cabeça confeccionados em madeira e estampados com fotografias dos bonequinhos. A mostra fica no Luz Instalação Bar, na rua Antônio Luz, até o dia 16 de maio.
CAIXAS DE SOM
Entra na pauta de segunda-feira (14) a segunda votação do projeto que proíbe o uso de caixas de som nas praias de Florianópolis. A proposta foi apresentada pela então vereadora Maryanne Mattos (PL), hoje vice-prefeita, e foi desarquivada no início desta legislatura. A iniciativa, no entanto, divide opiniões. Recebe apoio fervoroso dos frequentadores que se incomodam com os “vizinhos” de areia que colocam música a todo volume, mas também é visto com ceticismo por muitos, diante da evidente dificuldade de fiscalização. Exemplo mais evidente é a lei municipal que veta animais nas praias, que sempre foi descumprida por falta de uma ação mais efetiva do poder público.
MARCA TURÍSTICA
A prefeitura de Florianópolis lançou nesta quarta-feira (9), em parceria com o Destino Floripa e o Sebrae, a nova marca turística da cidade e um portal de promoção do destino com inteligência artificial. “Mais do que um símbolo, a nova identidade visual traduz os sentidos da ilha, com suas cores vibrantes, formas orgânicas e uma leitura moderna. É uma marca que fala com o mundo e, ao mesmo tempo, com quem vive aqui”, avaliou Leandro Mané Ferrari, coordenador do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis e coordenador de Turismo do movimento Floripa Sustentável. No mesmo evento, o prefeito Topázio Neto (PSD) apresentou o Plano Estratégico de Turismo, que fez um levantamento de melhorias em mais de 100 pontos da cidade e revisou planos, programas e projetos relacionados ao setor.
INFLAMÁVEL – A quarta edição do Festival Inflamável começou nesta quarta-feira (9) e vai até sábado (12), na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Toda a programação, que é gratuita, está disponível no site oficial do evento, que também reúne todo o acervo de curtas produzido com apoio do festival.