Estratégias para as marcas em 2025

Neste começo de ano, alguns pontos importantes para levar em consideração para aumentar a efetividade das estratégias de marca.

Estamos em um período desafiador no cenário macroeconômico, que impacta diversos mercados e muda o comportamento dos consumidores. As marcas mais resilientes vão se dar melhor nesse período.

E como se obtêm resiliência de marca? Criando confiança nas pessoas, através de comunicação clara, alinhada ao propósito. As pessoas querem se conectar com marcas que se posicionam e fazem sentido.

2025 vai ser o ano da humanização digital das marcas. Depois de muito tempo com foco apenas em performance, é fundamental estabelecer conexões humanas mais profundas. Empatia, se colocar no lugar dos clientes, é necessário para criar conversas mais envolventes e gerar mais e melhores negócios. E, para isso acontecer, é fundamental equilibrar as estratégias de performance com estratégias de Branding. Posicionar bem a marca e gerar percepção de valor ajuda muito a otimizar as campanhas de performance. As pessoas precisam receber mensagens claras alinhadas ao propósito da marca, para que preço não seja a única abordagem par conversão de vendas. .

Se você pensa em expandir sua atuação para novos mercados, isso só vai funcionar se você investir na marca. Percepção de valor de marca é a estratégia certeira para que o preço seja o último item da conversa, e não o primeiro. Nenhuma empresa sobrevive no longo prazo se precisar dar descontos para entrar em novos mercados. É importante ter visão de longo prazo para construir relacionamentos e fidelização de clientes nos novos mercados.

Além disso, é preciso compreender mais a fundo as diferenças culturais dos mercados e as expectativas dos consumidores. Isso vale tanto dentro do Brasil, e especialmente para expansão internacional. Muitas vezes é preciso reinventar a marca para um novo mercado. Adaptações e ajustes para que a marca e seus produtos se conectem melhor com os consumidores de diferentes mercados pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

E, na comunicação da sua marca com os públicos, vale rever as abordagens. Investir em performance é importante, investir na marca é importante, investir em mídia é importante. Mas mais do que tudo isso, é necessário que a sua marca realmente busque conexões emocionais com as pessoas. São essas conexões que fazem com que as pessoas compartilhem conteúdo de marcas, que queiram fazer parte de comunidades, e que multipliquem o seu investimento em mídia de forma viral. Explore possibilidades para expandir a entrega de valor de marca em todos os pontos de contato, crie oportunidades de novas conexões e troca de experiências entre marca e clientes.

Continuamos vendo belos exemplos de marcas que acertam a estratégia e aceleram seu crescimento em 2024, e servem de inspiração para a sua marca em 2025. O Boticário fez uma belíssima campanha de Dia das Mães, que se baseou no filme “Tormenta” criado pela AlmapBBDO, praticamente um curta-metragem, que foi divulgado apenas em canais digitais e viralizou. Filmes publicitários que emocionam ainda tem muito valor. E, como eu tenho falado aqui, a publicidade brasileira tem total capacidade criativa para emocionar profundamente as pessoas. Basta as marcas investirem de verdade nos talentos.

2025, com todos os desafios, pode ser um ano de muito crescimento para quem se planejar, definir estratégias para construir valor de marca e apostar para valer na criatividade para se comunicar com as pessoas.

Mas, além de todos os planejamentos e estratégias, é preciso se adaptar e corrigir o rumo, constantemente, conquistar os corações e mentes das pessoas e ganhar mercado de verdade.

Um ótimo 2025 para todos, que a sua marca cresça e apareça cada vez mais.

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