João Rodrigues reassume Chapecó prometendo “governar para todos” e antecipando disputa pela direita em 2026

Reeleito com 83,8% dos votos, João Rodrigues (PSD) tomou posse pela quarta vez como prefeito de Chapecó na manhã desta quarta-feira em solenidade realizada no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Também foram empossados o novo vice-prefeito, Valmor Junior Scolari (PSD) e os 21 vereadores eleitos na eleição passada.

Pré-candidato declarado ao governo do Estado em 2026, João Rodrigues usou o discurso de posse para enviar sinais sobre o cenário político nacional e estadual. Fez referência ao avanço de partidos de centro-direita em todo o país, que acabaram se sobrepondo a polarização nacional entre o PT do presidente Lula e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Se todos nós, prefeitos municipais, nos unirmos, com sua forma, com seu jeito, com sua cidade, para defender o que é certo, o que é correto, a gente consegue mudar esse país. O nosso governo, aprovado por 83,8% da população chapecoense, adotou um sistema: muito trabalho. Cuidar daquele que mais precisa do governo, que são as pessoas mais humildes. Respeitar aquele que tem condições financeiras de investir, desburocratizar a vida do empreendedor. Promover a inclusão social através da carteira de trabalho, através do emprego. Essa é a forma que nós adotamos e que foi aprovada pela população”, disse João Rodrigues.

O discurso de João Rodrigues também trouxe um embrião da possível disputa à direita em Santa Catarina, contra o governador Jorginho Mello (PL).

“No fim, defendemos todos praticamente a mesma coisa. As disputas políticas deste país colocam pessoas em lados opostos porque alguém tem que ter bandeira diferente. Por que não podemos defender a mesma coisa e mostrar mais capacidade na tese que se defende? Defender a fé e Deus é para todos. Por que só alguns? Defender a família? Quem não defende sua família do jeito que ela é? Isso é básico. E nós somos uma grande família aqui em Chapecó. A partir de hoje, assim como foi nosso primeiro mandato, nós fomos eleitos pela maioria, mas vamos governar para todos”, disse João Rodrigues.

João Rodrigues também fez críticas discretas à esquerda, ao exaltar o modelo de escolas cívico-militares, que terá a primeira unidade implantada em Chapecó em fevereiro.

“Vamos ter a honra de inaugurar em fevereiro com mil alunos, porque seus pais desejaram que eles viessem para esse colégio. Obviamente que toda a parte do magistério, toda a parte de sala de aula, será executada pelos nossos professores, na maioria pós-graduados. Mas a parte do civismo, a parte da disciplina, será executada pelo coronel Barcarollo A disciplina faz parte de todos nós. Uma sociedade que não tem disciplina, se torna uma sociedade anarquista”, disse o prefeito reeleito.

O pessedista também destacou obras que pretende concluir no segundo mandato.

“Temos muitas obras que foram lançadas no final do mandato anterior e que vamos construir, temos parques para concluir e inaugurar, o Autódromo Internacional, a Arena Chapecó, novas escolas, Centros Multiuso, novas escolas e novas unidades de Saúde. Aliás, nós fomos reconhecidos como uma das melhores cidades do Brasil na Atenção Básica de Saúde e agora vamos avançar com a liberação de alguns milhões para cirurgias eletivas de média complexidade, para atender que está há tempo esperando na fila”, disse Rodrigues.

Se realmente concorrer a governador, João Rodrigues precisará renunciar à prefeitura em abril de 2026.

O post João Rodrigues reassume Chapecó prometendo “governar para todos” e antecipando disputa pela direita em 2026 apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.