Após o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, afirmar que iria cortar a energia caso o URB Music Tour, que aconteceria no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, fizesse apologia às drogas, o local do evento precisou ser alterado. O festival tem como atrações a Planet Hemp e o cantor Criolo, que, inclusive, já se envolveu em outra polêmica com o prefeito há três anos.

Prefeito e cantor já se envolveram em polêmica em 2021 – Foto: Montagem/ND
Prefeito disse que não admitiria “viadagem”
Em agosto de 2021, um professor da rede municipal de ensino exibiu, para alunos do 9° ano, entre 15 e 16 anos, o clipe de “Etérea”, que conta com a participação de pessoas da comunidade LGBTQIA +. Descontente, Salvaro foi às redes sociais dizer que não admitiria “viadagem” nas salas de aula da cidade.
O caso tomou repercussão nacional e, na época, a prefeitura de Criciúma chegou a divulgar uma nota afirmando que o conteúdo era tido como inapropriado e não constava no Plano de Ensino da Rede.
“As medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino”, apontou o texto.
Criolo se manifestou
Em defesa do professor, o cantor Criolo também se manifestou nas redes e lamentou a exoneração. “Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala”, publicou.
Com toda a repercussão do caso, o profissional ficou muito abalado e chegou a receber mensagens ameaçadoras. Na época, a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB), afirmou que ele recebeu uma ligação de apoio do cantor.
Mudanças no local do show
Em um vídeo publicado na manhã de quarta feira (20), o prefeito, ao lado de um funcionário, que ficou conhecido como Gilberto do Alicate, afirmou que cortaria a energia do evento, mesmo que isso implicasse na falta do recurso para todo o festival e seu redor.

Planet Hemp é atração confirmada do URB Music Tour – Foto: Divulgação/URB Music Tour/ND
Com a ameaça, a organização do festival decidiu mudar o local – ainda não confirmado oficialmente. A data continua a mesma e os artistas da line-up, Criolo, Planet Hemp, DJ Tamenpi, Beto Cardoso e Dandara Manoela ainda estão confirmados.