Dívida Pública Bruta do Brasil Cai em Setembro Pela 1ª Vez em Mais de Um Ano

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

A dívida bruta do Brasil apresentou, em setembro, a primeira queda após 14 meses consecutivos de alta, ficando abaixo do esperado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Banco Central.

Leia também

Nora Carol Photography/Getty Images
Forbes Money

Como a Carga Tributária Afeta o Poder de Compra dos Brasileiros?

Representação física do Bitcoin - Foto: Getty Images - Adam Gault
Forbes Money

Com Trump no Poder, Bitcoin Atinge a Marca dos US$ 80 Mil Pela Primeira Vez

Joe Skipper/Reuters
Forbes Money

Os Bilionários Que Mais Lucraram nas Bolsas Americanas Pós-eleição

A relação entre a dívida pública bruta e o PIB encerrou setembro em 78,3%, levemente abaixo dos 78,5% registrados no mês anterior. Já a dívida líquida subiu para 62,4%, frente aos 62,0% de agosto. Economistas consultados pela Reuters projetavam 78,8% para a dívida bruta e 62,3% para a líquida.

A queda na dívida bruta foi impulsionada pelo resgate líquido de dívida (-0,2 ponto percentual), pela valorização cambial (-0,2 p.p.) e pela variação do PIB nominal (-0,5 p.p.), fatores que compensaram o impacto da apropriação dos juros nominais (+0,6 p.p.).

Dinheiro - Foto: Ratana21/Getty Images

O desempenho da dívida líquida, que leva em conta também os ativos das reservas internacionais, refletiu a valorização cambial de 3,7% no mês (+0,5 p.p.), os juros nominais apropriados (+0,4 p.p.), a variação do PIB nominal (-0,4 p.p.) e outros ajustes na dívida externa líquida (-0,2 p.p.).

A dívida pública brasileira, considerada elevada em comparação com outros mercados emergentes, tem gerado preocupações fiscais, especialmente com o aumento dos gastos obrigatórios no governo Lula, que traz incertezas sobre a capacidade de estabilizar essa relação diante das novas regras fiscais aprovadas no ano passado.

Temor fiscal

O mercado está inquieto com a demora nas medidas de contenção de gastos prometidas pelo governo. Desde o início da gestão Lula, a relação dívida/PIB subiu 6,6 pontos percentuais.

Em setembro, o setor público consolidado apresentou um déficit primário de 7,340 bilhões de reais, abaixo da expectativa dos economistas consultados pela Reuters, que estimavam um déficit de 8,0 bilhões de reais.

O resultado mostrou que o governo central teve um déficit de 3,974 bilhões de reais, enquanto estados e municípios registraram um saldo negativo de 3,173 bilhões de reais, e as estatais apresentaram um déficit de 192 milhões de reais, conforme dados do Banco Central.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

5 Ferramentas de IA Generativa para Criar Um Plano de Negócios

Foto ilustrativa do logo do Google e do ChatGPT
Escolhas do editor

ChatGPT Search ou Google: Qual é o Melhor Buscador?

Getty Images
Carreira

Veja as Profissões em Alta e as Perspectivas Salariais para 2025

O post Dívida Pública Bruta do Brasil Cai em Setembro Pela 1ª Vez em Mais de Um Ano apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.