
Até o próximo dia 5 de agosto, data limite para as convenções partidárias, diversas mudanças podem surpreender o cenário político em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Se depender do Progressistas, pelo menos, uma composição com o PSB ou o MDB pode se formar.

Primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro – Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/Reprodução/ND
A informação foi revelada ao ND Mais por Anelisio Machado, cujo nome foi confirmado pelo Progressistas como candidato a prefeito neste domingo (28). Sobre a possibilidade de uma aliança com o MDB, ele afirma que “esses dois partidos têm uma história muito grande em Santa Catarina”.
Já com relação ao PSB, Machado diz que “a conversa está acontecendo, está sendo amadurecida, então esta semana deve rolar alguma definição”. E teceu elogios aos partidos: “tanto o MDB, quanto o PSB e o Progressistas estão querendo fazer o melhor por Joinville”.
Krelling fala em “aliança histórica”
O deputado estadual e presidente do MDB em Joinville, Fernando Krelling, demonstra entusiasmo com a possibilidade de compor uma chapa com o Progressistas. “São dois partidos históricos, e que sempre foram adversários. Seria histórico”, afirmou o deputado ao ND Mais.
Bornholdt não arreda o pé
O candidato do PSB, Rodrigo Bornholdt, também demonstra interesse em compor com o Progressistas, mas é taxativo: “a candidatura minha é definitiva”. Ou seja, Bornholdt não abre mão da cabeça de chapa e garante que a candidatura irá até o fim.
Conversas paralelas
As negociações do Progressistas com MDB e PSB acontecem paralelamente, ao que tudo indica. Tanto Krelling quanto Bornholdt afirmam que já conversaram anteriormente, mas, neste momento, os partidos deles não estão negociando uma composição.
Quem são os candidatos já confirmados em Joinville
Até o momento, três candidatos já foram confirmados durante as convenções que ocorreram no final de semana em Joinville; confira:
- Adriano Silva (Novo);
- Anelísio Machado (Progressistas);
- Rodrigo Bornholdt (PSB).
Na próxima sexta-feira (2), uma nova rodada de convenções inicia com a reunião do MDB. No domingo (4) é a vez do PL e na segunda-feira (5) será o PT quem definirá sua candidatura.