Contorno viário: DEL conscientiza população sobre a necessidade da implantação

O DEL (Desenvolvimento Econômico Local) de Braço do Norte lançou, recentemente, em suas redes sociais, um vídeo para conscientizar a população sobre a necessidade da implantação do contorno viário, que vai aliviar o trânsito das principais ruas e avenidas que cortam o Município.

O vídeo lembra que a área central da cidade é passagem de cargas pesadas e que os impactos são sentidos por todos, desde os moradores, comerciantes, até mesmo pelos próprios caminhoneiros e empresas de transportes, que perdem mais tempo trânsito e, consequentemente, aumentando o custo dos serviços.

Conforme o presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, que também ocupa uma cadeira como conselheiro do DEL, a campanha é uma movimentação do DEL para manter acesa a ideia do contorno viário. “As dificuldades são cada vez maiores, não apenas do ponto de vista econômico, mas impacta fortemente a questão de manutenção das nossas vias e, principalmente, a segurança dos usuários. A cada dia piora, se tornando quase que insustentável a passagem de caminhões com cargas pesadas no centro de Braço do Norte”, explica.

Gustavo lembra ainda que com a finalização da pavimentação da Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará, a movimentação de veículos em Braço do Norte aumentará. “Nós não podemos, enquanto associação falando em nome da Acivale e enquanto DEL, falando como conselheiro, deixar essa ideia do contorno viário morrer. Então lançamos o vídeo para manter acessa a ideia e despertar na população a consciência da importância e necessidade de apoiar para que essa ideia saia do papel”.

O presidente ressalta ainda que o executivo municipal permanece interessado em tirar a obra do papel. “Sabemos que o projeto existente tem alguns entraves técnicos de execução, porém, entreves estão sendo trabalhados em conjunto entre a Câmara Técnica do DEL e os técnicos Município de Braço do Norte, para achar a melhor solução para tentar tirar efetivamente este projeto do papel e tornar uma realidade e tentar transformar o futuro do nosso município”.

Câmara Técnica de Infraestrutura trabalha em novo traçado

De acordo com Dagmar Mafei, coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura do DEL, a câmara técnica tem trabalhado em algumas frentes e uma delas é a colaboração ao Setor de Planejamento Municipal no estudo do traçado do Anel Viário Municipal. “Foi criada uma comissão da qual estamos com reuniões semanais, DEL e Setor de Planejamento, a fim de criarmos diretrizes de trabalho para a viabilização da mesma. Temos conhecimento que o anel viário é uma reivindicação antiga, mas que mediante o crescimento vertiginoso de nosso município e região não há mais como postergar”, comenta.

Para Dagmar, a construção do anel viário municipal é uma estratégia importante para a melhoria da mobilidade urbana, tirando o maior fluxo de circulação de caminhões do centro urbano, reduzindo congestionamentos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos neste momento definindo o traçado, onde foram feitos um levantamento através de drone, com empresa parceira, consoante a isso estamos lançando vídeos de conscientização da importância do anel viário para o município e região. Próximo passo será o contato com os proprietários dos terrenos onde o traçado passa, esse contato está sendo feito especificamente pelos profissionais do Setor de Planejamento Municipal. A Acivale, através de sua Câmara Técnica DEL e Gestão Pública estão trabalhando juntas com o propósito comum de fazer o que é melhor para nosso município” encerra.

Olaboração: Suham Dellatorre / ContextoSC

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.