Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Starbucks, rede de cafeterias que possui cerca de 38 mil unidades em 38 países, acaba de inaugurar uma unidade na cidade de Brownsville, no Texas, nos Estados Unidos. Essa poderia ser a única novidade, mas a nova estrutura é o destaque.
A inovação tecnológica entra de vez no setor de alimentação com a cafeteria construída em 3D, especialmente no que diz respeito à construção da estrutura. A obra foi liderada pela empresa alemã Peri 3D Construction, divisão da empresa alemã PERI SE, especializada em soluções de impressão 3D para o setor da construção civil, que também foi responsável pela criação do maior edifício impresso em 3D da Alemanha, em Beckum, de 160 metros quadrados de área total.
Para a construção da cafeteria do Texas, a empresa utilizou a impressora Cobod BOD2, equipamento que usa uma mistura semelhante a cimento, que vai construindo lentamente a estrutura básica do edifício em camadas. Em seguida, os construtores adicionam as janelas.
Este é um método construtivo que custa mais do que o tradicional sistema de armação de madeira, mas que contribui para amenizar a escassez de mão de obra e acelerar o ritmo das obras.
A rede publicou um vídeo no Instagram mostrando todo o processo de construção da loja. Na unidade de Brownsville, um braço robótico aplica camadas de concreto, resultando em um drive-thru único, com camadas e paredes onduladas que refletem a estrutura tridimensional do edifício.
Ver essa foto no Instagram
A incursão da Starbucks no 3D está alinhada ao plano de reestruturação que a empresa vem implementando. Desde que Brian Niccol assumiu como CEO da Starbucks em setembro de 2024, a marca tem promovido mudanças significativas em suas lojas, com o objetivo de reverter a queda nas vendas.
No relatório de resultados do primeiro trimestre de 2025, a empresa informou que as vendas nos Estados Unidos caíram 4%, enquanto o fluxo de clientes nas lojas físicas teve uma redução de 8%.
O post Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas apareceu primeiro em Forbes Brasil.