

Afastes as abelhas no quintal com esse truque – Foto: Reprodução/ND
Apesar de serem importantes polinizadoras, abelhas carpinteiras nem sempre são bem-vindas. Ao contrário do que muitos pensam, o problema não é o risco de picadas, mas sim o hábito desses insetos de perfurar estruturas de madeira para construir seus ninhos.
O comportamento se diferencia do de outras abelhas e vespas e pode causar prejuízos consideráveis em vigas, beirais e móveis de madeira ao redor da casa.
Por isso, além de incentivar a presença de polinizadores no quintal, é importante adotar métodos que afastem, de forma responsável, as abelhas carpinteiras de áreas vulneráveis.
Como afastar as abelhas no quintal?
Uma das soluções mais simples envolve apenas um saco de papel pardo.
A ideia é pendurá-lo do lado de fora da casa, inflado e com formato semelhante ao de um ninho de vespas.

Saco de papel pode evitar abelhas no quintal – Foto: Reprodução/ND
Como esses insetos evitam áreas já “ocupadas”, a simulação de uma ameaça territorial pode convencê-las a procurar outro lugar para fazer morada.
Embora esse método não seja eficaz contra colônias já instaladas, ele pode ajudar a prevenir novos ninhos.
Nesta época do ano, as fêmeas estão à procura de locais para botar seus ovos, e um falso ninho pode desencorajar a aproximação.
Como montar a falsa colmeia?
Para montar a armadilha, basta preencher um saco de papel com materiais leves, como plástico-bolha ou jornal, e colocar um pouco de peso no fundo, como pedras, para evitar que o vento leve embora.
Feche a parte superior com barbante e faça alguns vincos para dar textura. Em seguida, pendure-o em um local seco, protegido da chuva.

Abelhas no quintal não serão mais problema – Foto: Pixabay/ND
Use o truque aliado a outras estratégias sustentáveis, como cobrir e pintar a madeira, aplicar óleo cítrico ou de amêndoa para afastar as abelhas e até usar sinos de vento, cujo som pode ajudar a repelir os insetos.
Se quiser ir além, você pode instalar pedaços de madeira em locais específicos do jardim, funcionando como “casas alternativas” para as abelhas carpinteiras.
Agindo com antecedência e equilíbrio, é possível proteger sua casa e ainda conviver em paz com esses polinizadores essenciais para o meio ambiente.