Entre 5,5 mil cidades, município de SC está entre os 35 que mais geram empregos no Brasil

Chapecó fica localizada no Oeste de Santa Catarina

Chapecó fica localizada no Oeste de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND

Em março, Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, registrou 431 vagas de emprego. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e colocam o município na 35ª posição entre os 5,5 mil municípios brasileiros.

Segundo o levantamento, Chapecó ficou entre os dez melhores do Sul do país.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, os números de março foram impulsionados principalmente pelo setor de Serviços, que gerou 431 vagas, seguido pela Construção Civil, com 120 vagas, e pela Indústria, com 59 vagas.

No primeiro trimestre de 2025, Chapecó registrou um saldo positivo de 2.668 vagas, sendo 1.095 apenas no setor de Serviços. “Apesar de um cenário desafiador em âmbito nacional, Chapecó segue com resultados positivos, fruto de uma matriz econômica forte, grandes investimentos públicos e entidades atuantes em sintonia com o poder público”, destacou o secretário.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que a prefeitura tem como foco facilitar a vida do empreendedor por meio da desburocratização, promovendo a geração de mais empregos.

Além disso, o município conta com ações como o Balcão de Empregos, que possui três unidades, e o programa Empreende e Emprega.

Veja os detalhes do saldo positivo de empregos em Chapecó:

  • Agropecuária: 21
  • Indústria: 476
  • Construção: 476
  • Comércio: 600
  • Serviços: 1.095

Total: 2.668 vagas 

Cenário estadual

Em nível estadual, Chapecó ocupa a sétima colocação, ficando atrás apenas de Joinville, Florianópolis, São José, Itajaí, Criciúma e Blumenau.

Dados nacionais

O país gerou 654 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025, conforme o levantamento do Caged.

Nos últimos 12 meses, são 1,6 milhão de empregos com carteira assinada. No recorte levando em conta apenas o mês de março de 2025, a geração foi de 71,5 mil postos.

O resultado no terceiro mês do ano é produto da diferença entre 2,23 milhões de admissões e 2,16 milhões de desligamentos. Com isso, o país chegou ao maior estoque da história: 47,857 milhões de trabalhadores formalizados, conforme o levantamento.

Chapecó se destaca com a criação de mais de 400 vagas de emprego em março deste ano

Chapecó se destaca com a criação de mais de 400 vagas de emprego em março deste ano – Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.