Família de Pomerode guarda mil cascas de ovos durante um ano para concurso da Rota do Enxaimel

A celebração da Páscoa da família Gunter em 2024 ficará marcada por um momento único e especial. De Pomerode, eles se programaram durante um ano inteiro para enfeitar a Osterbaum de forma natural para o concurso da Rota do Enxaimel.

Para o concurso que elegerá a mais bela Osterbaum da Rota do Enxaimel, a família optou por uma decoração toda natural, desde as casquinhas até a pintura

Família de Pomerode guarda mil cascas de ovo durante um ano para concurso da Rota do Enxaimel – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Jorge Gunter, de 41 anos, contou ao Portal ND Mais como foi a organização para separar 1 mil casquinhas de ovos para decorar a árvore de Páscoa da família. O objetivo, desde o começo, era fazer a decoração de forma natural, desde as cascas até a pintura.

A vontade de participar do concurso que elegerá a mais bela Osterbaum (árvore de Páscoa) surgiu em 2023, mas por não estarem preparados, adiaram a participação para este ano.

O pequeno Arthur, de 6 anos, já decorava ovos na escola, que incentiva a prática e estimula a permanência das tradições. Segundo a cultura alemã, os galhos simbolizam a morte de Jesus e os ovos coloridos remetem à alegria da ressurreição de Cristo e à renovação da vida

Família guardou mais de 1 mil casquinhas para decorar árvore de Páscoa

O filho de Jorge e Elaine ficou animado em poder seguir a tradição com a família em 2024. Empolgados, os moradores do bairro Testo Alto iniciaram o desafio de guardar inúmeras cascas de ovos naturais para montar a Osterbaum como manda a tradição.

“Incluímos no nosso café da manhã ovos, que precisavam de cuidado para serem quebrados o mínimo possível [somente um buraquinho]. Para isso, Elaine, que começa a trabalhar às 5h da manhã, precisava acordar um pouco mais cedo do que o habitual, pois o ritual do café da manhã com ovos requer um pouco mais de dedicação”, explicou Jorge.

Para o concurso que elegerá a mais bela Osterbaum da Rota do Enxaimel, a família optou por uma decoração toda natural, desde as casquinhas até a pintura

Para o concurso que elegerá a mais bela Osterbaum da Rota do Enxaimel, a família optou por uma decoração toda natural, desde as casquinhas até a pintura – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Aos poucos, as casquinhas foram aumentando e a animação tomou conta de todos. Em exatamente um ano, a família conseguiu juntar 1 mil cascas de ovos naturais.

“Estamos muito empolgados e felizes pelo resultado de tanta dedicação. Com certeza para o ano que vem continuaremos juntando casquinhas para aumentar ainda mais nossa Osterbaum”, destacou o pai.

Decoração da árvore será totalmente natural

Quando a família decidiu entrar no concurso da Rota do Enxaimel, foi optado por fazer a árvore totalmente natural, desde as casquinhas até a pintura. A partir disso, toda a rotina deles mudou para que fosse possível juntar a quantia ideal de casas para a decoração.

“Começamos a pesquisar diversos tipos de tinturas naturais usadas antigamente e assim começamos a colori-los. Complementando a decoração da nossa Osterbaum, ao invés de colocarmos coelhos artificiais, colocamos coelhos de verdade, dando um charme a mais pra nossa árvore”, comentou Jorge.

Em relação ao concurso, a expectativa para a vitória é muita grande, pois estão se dedicando há um longo tempo para conquistar o tão esperado título.

“Tudo requer tempo, dedicação e muito capricho, mas ver tudo pronto e ver as pessoas elogiarem o resultado é muito gratificante. Estamos na torcida para conseguir ganhar esse concurso”.

Tradição e memórias em família

Até 2023, a família Gunter montava uma árvore de Páscoa pequena e dentro de casa. Com a mudança e a construção de uma nova árvore no jardim, o pequeno Arthur ficou ainda mais empolgado com a celebração da data.

Agora, na fase da pintura dos ovos, o pequeno fica curioso e ansioso para ver o resultado.

“Ele ajudou na pintura, furando os ovos, enfeitando a árvore e a alegria de ver os coelhos ao redor da Osterbaum era imensa. Acreditamos que essa experiência com as antigas tradições e o significado de tudo isso será muito importante pra ele. Na própria escola que ele frequenta eles já incentivam essa prática na Páscoa e continuar em casa, mantendo a tradição de uma Osterbaum, será maravilhoso pra ele”, enfatizou Jorge.

https://ndmais.com.br/cultura/maior-ovo-de-pascoa-do-mundo-tradicao-do-enxaimel-osterfest-de-pomerode/ - Arquivo pessoal/Reprodução ND

1
2

https://ndmais.com.br/cultura/maior-ovo-de-pascoa-do-mundo-tradicao-do-enxaimel-osterfest-de-pomerode/ – Arquivo pessoal/Reprodução ND

https://ndmais.com.br/cultura/maior-ovo-de-pascoa-do-mundo-tradicao-do-enxaimel-osterfest-de-pomerode/ - Arquivo pessoal/Reprodução ND

2
2

https://ndmais.com.br/cultura/maior-ovo-de-pascoa-do-mundo-tradicao-do-enxaimel-osterfest-de-pomerode/ – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Os Gunter valorizam muito o amor e momentos compartilhados entre eles e seguir as tradições só aumenta esse laço.

“Uma família unida, resgatando tradicionalmente costumes e propagando para nossas futuras gerações faz nossa cultura ser tão especial”, comentou.

Certamente, a Páscoa de 2024 ficará marcada para sempre na memória deles que, juntos, tornaram a celebração da data um momento ainda mais especial.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.