

Saiba quem são os sete cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa – Foto: Reprodução/ND
Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica do Vaticano organiza a conclave, eleição secreta entre os cardeais que elegem o novo líder religioso, sucessor de Francisco. O processo deve iniciar em torno de 20 dias, com sete brasileiros aptos a participarem dessa votação.
O que é necessário ter para participar da conclave?
Apesar do Brasil possuir oito cardeais no total, apenas sete cumprem os requisitos necessários para a participação da conclave. As exigências necessárias são: ter menos de 80 anos e ser um cardeal.
Geralmente o número desses eleitores é limitado a 120, porém em 2024, o Papa Francisco nomeou 21 novos cardeais, tendo atualmente 135 deles com condições para eleger o novo líder.
Conheça os sete cardeais cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa
Confira os nomes dos religiosos brasileiros aptos a votação:
Jaime Spengler
Com 64 anos, o arcebispo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, Jaime Spengler, é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e foi nomeado cardeal em uma cerimônia realizada em Roma, em dezembro de 2024 por Francisco.

Jaime Spengler é arcebispo do Rio Grande do Sul e um dos sete cardeais brasileiros – Foto: Reprodução/CNBB Regional Sul/ND
Leonardo Steiner
Atual arcebispo de Manaus, Amazonas, Leonardo Steiner possui 74 anos e é natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina. É o primeiro cardeal eleito da Amazônia, considerado pelo Vaticano no ano de 2022.

Leonardo Steiner é o primeiro cardeal do estado do Amazonas – Foto: Reprodução/CNBB Regional Sul/ND
Sérgio da Rocha
Ordenado padre em 1984, Sérgio da Rocha é o atual arcebispo de Salvador, na Bahia, com 65 anos. Em novembro 2016 foi nomeado cardeal pelo papa e, entre 2015 a 2019, foi presidente da CNBB.

Sérgio da Rocha foi nomeado cardeal pelo papa em 2016 – Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Salvador da Bahia/ND
Odilo Scherer
Com 75 anos, Odilo Scherer é o atual arcebispo de São Paulo. Em 2013 participou da última conclave, a que elegeu o Papa Francisco, e atualmente é um dos favoritos para ser eleito papa.

Odilo Scherer é um dos cardeais brasileiros favoritos para ser papa – Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Paulo/ND
Orani Tempesta
Nascido em 1950, Orani Tempesta, aos 74 anos, é o atual arcebispo do Rio de Janeiro. Um dos responsáveis pela organização da Jornada Mundial da Juventude, onde aconteceu a primeira viagem internacional do Papa Francisco ao Brasil.

Orani Tempesta foi um dos organizadores do evento que trouxe o Papa Francisco ao Brasil – Foto: Reprodução/CNBB/ND
João Braz de Aviz
Nascido em Santa Catarina, João Braz de Aviz possui 77 anos e é o cardeal mais velho apto a participar do conclave. Em 1980 foi a Roma e se tornou doutor em Teologia Dogmática. No ano de 2012, tornou-se cardeal, estando também presente na última votação que elegeu o atual papa.

Um dos sete cardeais brasileiros e o mais velho a participar da atual Conclave – Foto: Reprodução/ Vatican News/ND
Paulo Cezar Costa
Aos 57 anos e ordenado sacerdote em 1992, Paulo Cezar Costa é o atual arcebispo de Brasília, Distrito Federal. Foi professor na PUC-RJ e coordenador o Departamento de Teologia. No ano de 2022, foi consagrado cardeal por Francisco.

Paulo Cezar Costa foi professor e nomeado cardeal em 2022 e é um dos sete cardeais brasileiros – Foto: Reprodução/Arquidiocese de Brasília/ND