Referência em educação de qualidade em Brusque, o Colégio Cônsul Carlos Renaux celebra 153 anos de história

Em uma época em que os colonos de Brusque dispunham de pouca orientação educacional, o pastor Henrique Sandreczki decidiu enfrentar o desafio de promover o ensino. No dia 20 de abril de 1872, há 153 anos, ele iniciou as primeiras aulas com apenas quatro alunos, em sua própria residência, localizada no alto de uma colina — onde hoje está situada a atual estrutura do Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Em 29 de dezembro de 1886, foi oficialmente criada a Sociedade Escolar Evangélica, mantenedora da Deutsche Evangelische Schule. Atualmente, essa mantenedora é conhecida como Fundação Educacional Luterana. E assim, ao longo de mais de um século e meio, essa semente cresceu, consolidando-se como símbolo de excelência educacional em Brusque e região.

Da Deutsche Evangelische Schule ao Colégio Cônsul Carlos Renaux

Na década de 1960, com o crescimento acelerado da cidade e a ausência de um curso científico em Brusque, o Colégio percebeu a necessidade de ampliar sua atuação. A proposta exigia grande investimento, mas foi encarada com coragem.

Após a implementação do curso científico, surgiu outro desafio: unificar os quatro cursos existentes na instituição (Primário, Ginasial, Normal e Científico).

Os gestores decidiram, então, reunir todos em um único conjunto educacional. Assim, em março de 1964, nascia oficialmente o Colégio Cônsul Carlos Renaux, nome escolhido em homenagem ao benfeitor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da instituição e da cidade.

Atualmente, com mais de 1,4 mil estudantes, o Colégio reforça seu compromisso com a qualidade do ensino, formando alunos com sólido conhecimento acadêmico, senso crítico e consciência cidadã.

“É imprescindível reconhecer a contribuição da comunidade escolar. Às famílias, nosso agradecimento pelo apoio e confiança. Aos professores e funcionários, nossa profunda gratidão. Com dedicação e amor, ajudaram a moldar o Cônsul”, destaca o Diretor Otto Hermann Grimm.

Segundo ele, acompanhar as transformações do mundo e atender às novas demandas educacionais e sociais são pilares que sustentam a constante evolução do Colégio e sua contribuição para a comunidade brusquense.

Avanços no presente que moldam o futuro

O ano de 1998 marcou a entrada do Colégio na Rede Sinodal de Educação, vinculada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Desde então, intensificaram-se as iniciativas de formação continuada para professores, além de projetos de intercâmbio e ações culturais e esportivas.

No mesmo ano foi realizada a primeira edição da Gincônsul, que desde o princípio contou com grande envolvimento da comunidade escolar. O evento tornou-se uma tradição da instituição e um atrativo para toda a cidade, sendo reconhecido por seus espetáculos artísticos e pelo forte espírito comunitário.

Pouco antes da virada do milênio, foi fundada a Associação dos Professores e Servidores (APS), que representa os colaboradores da instituição e promove eventos com destaque para a tradicional Festa Junina — uma das maiores da cidade.

Fundamentado em missão e valores sólidos, o Colégio sempre esteve envolvido em ações sociais. Em 2019, essas iniciativas foram unificadas com a criação do Grupo Estudante Voluntário, responsável por projetos de inclusão, doações, visitas a hospitais e arrecadação de mantimentos — ações praticadas com entusiasmo até hoje.

Enraizado na identidade alemã, o Colégio Cônsul investe também nas trocas culturais. Realizando projetos de intercâmbio, primeiramente em parceria com o Liceu Justus-Knecht-Gymnasium, com apoio da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG), e no último ano com o Gymnasium St. Paulusheim, instituição localizada em Bruchsal, na Alemanha. A iniciativa promove a integração entre culturas e fortalece o ensino da língua alemã, ofertada como atividade extraclasse.

Para atender à crescente demanda de estudantes, o Colégio mantém-se em constante evolução. Nesse contexto, surgiu a necessidade da construção de um novo espaço: o Bloco Pastor Sandreczki, com 3 mil m² de área. Financiada pela Fundação Educacional Luterana, a obra tornou-se um marco arquitetônico no Centro de Brusque, reunindo modernidade, acessibilidade, sustentabilidade e conforto, em sintonia com o ideal de permanente aprimoramento que guia a trajetória do Colégio.

Após o período da pandemia, foi criado o Programa ONU, projeto inovador de Simulação da Assembleia da ONU, que prepara os alunos para eventos acadêmicos internacionais no formato MUN (Model United Nations). Com isso, estudantes do Cônsul passaram a representar a instituição em conferências tanto no Brasil quanto em diversos países do hemisfério norte, vivenciando experiências acadêmicas globais.

O engajamento estudantil também é marca registrada do Colégio. O Grêmio Estudantil Arno Ristow, desde sua fundação, promove jogos, festivais e eventos culturais voltados à integração entre os alunos. Outro grande orgulho é a Orquestra do Colégio, formada por estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Por meio das aulas musicais extracurriculares, o grupo realizou inúmeras apresentações — incluindo uma turnê internacional na Alemanha, com repertório variado, incluindo obras de compositores brusquenses.

A excelência acadêmica é marca do Colégio Cônsul Carlos Renaux. Esta condição é resultado do trabalho de uma equipe docente altamente qualificada da adoção de um sistema de ensino consistente e do comprometimento dos estudantes e famílias. Os indicadores são expressivos, há anos a escola obtem o melhor resultado do Enem em Brusque e região fugurando entre as melhores escolas de Santa Catarina. Além disso, nossos estudantes acumulam conquistas em olimpíadas de Matemática, Astronomia e Astronáutica, e outras áreas do conhecimento. As frequentes aprovações em cursos superiores de alto nível reforçam o compromisso da comunidade escolar com uma formação sólida, integral e de qualidade.

“A ampliação da estrutura física, os projetos inovadores e o investimento contínuo na formação da equipe são prioridades para manter o Cônsul como um ambiente de aprendizagem dinâmico e preparado para os desafios do século XXI. Nos resta parabenizar toda a comunidade escolar pelos 153 anos de história. Uma trajetória de desafios, conquistas e vitórias. Que o Cônsul siga sendo um farol de luz, educação e valores para as futuras gerações”, conclui o Diretor.

Colégio Cônsul Carlos Renaux

Endereço: Avenida Monte Castelo, 81, Centro 1, Brusque
Telefone: (47) 3351-1294
E-mail: [email protected]





O post Referência em educação de qualidade em Brusque, o Colégio Cônsul Carlos Renaux celebra 153 anos de história apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.