
O Hospital de Base de São José do Rio Preto inaugurou no último sábado, 12 de abril, uma nova sala na Unidade de Radiologia Intervencionista, equipada com um tomógrafo de última geração.
O TC Imex/Imagine Stan de 128 cortes é dedicado exclusivamente à realização de punções, biópsias e tratamentos percutâneos guiados por tomografia computadorizada (TC). Por ser o equipamento destinado apenas para estes procedimentos, o HB de Rio Preto já conseguiu, em pouco mais de um mês, zerar a fila de espera.
Este novo espaço representa um importante avanço na oferta de procedimentos minimamente invasivos e de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos, cirúrgicos e de outras especialidades atendidas pelo hospital. A tecnologia de imagem de alta definição permite uma visualização precisa das lesões, proporcionando maior segurança e eficácia na realização de biópsias, drenagens e demais intervenções guiadas por TC.
A nova sala recebeu o nome do médico radiologista intervencionista Dr. Crescêncio Alberto Pereira Centola, como forma de homenagem e reconhecimento por sua trajetória profissional e por sua contribuição para o desenvolvimento da Radiologia Intervencionista no HB, na região e no país. Dr. Crescêncio é referência nacional em procedimentos guiados por imagem, além de atuar ativamente na formação e aprimoramento de médicos e residentes das unidades da Funfarme.
“É o justo reconhecimento ao médico radiologista intervencionista referência no Brasil, responsável pelo desenvolvimento de procedimentos avançados em angiografia, hemodinâmica e neurointervenção no mundo e por sua dedicação à melhoria contínua dos atendimentos e pela introdução de tecnologias de ponta no Hospital de Base”, afirmou Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme. “Ao longo dos últimos 50 anos, Dr. Crescêncio foi extremamente importante para o crescimento do HB e do complexo hospitalar da Funfarme como um todo”, completou o diretor executivo.

Com o novo equipamento em operação, o hospital já registra um aumento de 36% na capacidade de realização de biópsias. No entanto, o potencial do tomógrafo é ainda maior. Ao realizar cortes milimétricos com alta velocidade e resolução, ele permite que o médico atue com máxima precisão na coleta de amostras, reduzindo o tempo de procedimento e aumentando a acurácia diagnóstica.
Os resultados das biópsias, portanto, serão, consequentemente, muito mais precisos, fundamentais para os tratamentos oncológicos e cirúrgicos em curso no Hospital de Base. “Iremos realizar tratamentos com muito maior assertividade, com enormes benefícios para os pacientes e resultando na redução do tempo de internação deles”, afirmou Dr. Rafael Garzon, radiologia intervencionista e angiorradiologista da Unidade do Hospital de Base.
A Unidade de Radiologia Intervencionista do HB já era reconhecida por sua excelência no diagnóstico por imagem e procedimentos minimamente invasivos. Agora, com o tomógrafo dedicado, amplia ainda mais sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo suporte a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas do hospital, em um ambiente seguro, moderno e altamente qualificado.
