
Os Profs. Drs. Helencar Ignácio e Aldenis Albaneze Borim tomaram posse, nesta segunda-feira, 14 de abril, dos cargos de diretor geral e vice-diretor geral, respectivamente, da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Ambos foram nomeados pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O governador respeitou o resultado da eleição para a diretoria da faculdade, que contou com três chapas, a vencida pela formada por Drs. Helencar e Aldenis, com 81% dos votos válidos.
A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções da Famerp e contou com a presença de diretores, lideranças da Funfarme e da saúde e autoridades políticas. Durante seu discurso, Dr. Helencar falou sobre o plano estratégico mencionando tópicos importantes como expansão acadêmica e infraestrutura, maior integração e valorização dos cursos de enfermagem e psicologia, além de pesquisa, inovação e pós-graduação.
A transição da gestão aconteceu ao mesmo tempo em que uma excelente notícia chega para a faculdade e a comunidade. Dos mais de 300 cursos de medicina do país, a Famerp está entre os 6 que conquistaram nota máxima no MEC, um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país.
Atualmente a Famerp conta com 739 alunos, dos quais 474 de medicina, 171 de enfermagem e 94 de psicologia. Reflexo do prestígio da faculdade no país é a grande disputa por suas vagas. No último vestibular, foram 13.716 candidatos para as 80 vagas do curso de medicina, ou seja, uma relação de 171 candidatos por vaga.

Nova diretoria
Médico ortopedista, Dr. Helencar assume a diretoria geral lastreado por vasta experiência em gestão. Ele presidiu a Unimed de Rio Preto, a Sociedade de Medicina e Cirurgia – regional rio-pretense da Associação Paulista de Medicina (APM) e foi vice-diretor da Famerp na gestão que se encerra, sucedendo o Prof. Dr. Francisco de Assis Cury. Na APM, entidade representativa dos médicos no Estado de São Paulo, Dr. Helencar também exerceu funções de liderança como diretor da 8ª Distrital da Associação.
Tendo especialização, mestrado e doutorado em ortopedia e traumatologia, Dr. Helencar é professor adjunto da Famerp e chefe do Serviço de Pé e Tornozelo do Hospital de Base de Rio Preto.
Vasta experiência em gestão possui também o cirurgião geral e novo vice-diretor da Faculdade de Medicina de Rio Preto. Dr. Aldenis foi secretário municipal de Saúde de Rio Preto, tendo liderado as ações de combate à epidemia de Covid, durante sua gestão.
Além de atuar como professor adjunto doutor no Departamento de Cirurgia da Famerp, foi chefe do Serviço de Cirurgia Oncológica Digestiva Alta e Cirurgia do Megaesôfago da faculdade.
Na gestão que se inicia, Dr. Helencar afirma que as prioridades serão viabilizar junto ao Governo do Estado avanço na dotação orçamentária para a instituição e a realização de concurso para preenchimento de vagas abertas de professor em algumas áreas, sobretudo farmacologia e anatomia patológica, e a abertura de dois novos cursos.
“Eu, Dr. Aldenis e todos os colegas lideranças da Famerp nos empenharemos também para promover o aprimoramento do ensino, extensão e pesquisa nas três áreas, medicina, enfermagem e psicologia”, finalizou o novo diretor geral.
Composição da Diretoria:
Diretor Geral: Professor Doutor Helencar Ignácio Vice-diretor Geral: Professor Doutor Aldenis Albaneze Borim Diretor Adjunto de Administração: José Luis Esteves Diretor Adjunto de Ensino: Professor Doutor Paulo Cesar Espada Diretor Adjunto de Pessoal: Professor Doutor João Damasceno Filho Diretora Adjunta de Pesquisa: Professora Doutora Érika Cristina Pavarino Diretora Adjunta de Extensão: Professora Doutora Beatriz Barco Tavares Diretora Adjunta de Alunos: Professora Doutora Maria Cristina Oliveira Santos Miyazaki
Pilares do plano de gestão da nova Diretoria
• Expansão acadêmica e infraestrutura • Sustentabilidade e gestão de recursos • Pós-graduação, inovação e tecnologia • Parcerias e internacionalização • Ensino e qualidade acadêmica • Pesquisa e inovação • Extensão e responsabilidade social • Gestão democrática e transparência