
Compol Lab reuniu convidados para debate sobre tendências, desafios e estratégias na comunicação pública e institucional
Em preparação para o maior evento de cidades do Brasil, um grupo de políticos, advogados, comunicadores, jornalistas e especialistas nessas áreas se reuniram para um debate sobre sobre o futuro da comunicação política. No encontro, realizado no escritório da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, os convidados assistiram à palestra “Reputação e Gestão de Crise: Seu Maior Patrimônio em Jogo”, realizada por Cleber Benvegnú, sócio-fundador da Critério Resultado em Opinião Pública, e Giuliano Thaddeu, sócio-diretor da Critério em SC.
Os especialistas falaram sobre os elementos para a construção de uma reputação sólida. No campo político, foram destacadas a importância de aliar o discurso à prática, o valor das entregas reais, das conexões e de comunicar de forma transparente as realizações. “Uma boa reputação é feita de comportamento, relacionamento, narrativa, legado e de profissionalização. E é preciso agir com verdade. As pessoas hoje sabem diferenciar personagens de lideranças reais”, pontuou Cleber, que também é consultor político e analista do Grupo Band RS e foi Secretário de Comunicação e Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Cases emblemáticos de gestão de crise também foram analisados pelos palestrantes. “Uma boa reputação forma um estoque de boa vontade que fortalece uma liderança ou uma marca em casos de crise. E a prevenção passa por agir com verdade e transparência e construir uma narrativa sólida”, ressaltou Giuliano, jornalista e publicitário com 25 anos de experiência, que atuou em mais de 70 campanhas eleitorais e foi diretor de comunicação digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Para Isaac Kofi Medeiros, sócio da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, especialista em Direito Público e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, o debate sobre temas como reputação e gestão de crise é estratégico para o enfrentamento de desafios no setor. “Esse ambiente que criamos no Compol Lab, com palestras de especialistas renomados, proporciona a troca de conhecimento e fortalece conexões entre profissionais e gestores que lidam com a construção e preservação da imagem de lideranças e instituições públicas”, explicou.
O Compol Lab, realizado na última quinta-feira (10), é uma prévia do Summit Cidades 2025 e do Compol Brasil, que acontecem em junho. Os eventos são realizado pela Fepese, em parceria com as agências Nina Lab e BN3 – Marketing Baseado em Números. “Os eventos warm up já preparam o público com um pouco do que eles vão poder conferir no maior evento de cidades do Brasil. Trazemos especialistas que são referência para um contato mais próximo com outros profissionais”, concluiu Marcello Natale, co-fundador do Compol.
Summit Cidades
O Compol Lab deu a largada nos eventos de aquecimento para o Summit Cidades, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho deste ano, no CentroSul, em Florianópolis. Nos três dias, especialistas, gestores públicos e representantes do setor privado se reunirão para debater soluções concretas para os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Blueticket, no link https://www.blueticket.com.br/evento/37303.
O passaporte inclui livre acesso também a dois eventos paralelos. O COMPOL 2025 – Congresso de Comunicação Política e Institucional será o principal espaço para debater as tendências da comunicação no setor público. É o maior evento desse nicho no Brasil. E o Licitacin – Congresso de Licitações do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) reunirá especialistas para discutir inovações e boas práticas nas compras públicas, contratos administrativos e como os governos precisam estar adequados à nova lei de licitações.