

Pit Bull desnutrido era ficaria todo tempo preso em corrente – Foto: Mateus Andre/Freepik/ND
Um cachorro da raça Pit Bull morreu após ser resgatado pela Guarda Municipal Ambiental de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina. Ele foi encontrado em grave estado de saúde e o tutor foi preso neste domingo (06).
Conforme a Prefeitura de Itajaí, os agentes encontraram o Pit Bull desnutrido, desidratado, anêmico e fraco. Ele estaria doente há muitos dias, pois não teria acesso à água potável e alimentação adequada.
Pit Bull desnutrido ficaria preso em corrente o tempo inteiro
O cão ficaria todo tempo preso em corrente, o que limita a mobilidade e bem-estar e indicaria a negligência do tutor em respeito a legislação animal. Ele foi encaminhado à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), onde recebeu assistência veterinária, porém, não resistiu.
Segundo o município, a participação da comunidade é essencial para garantir a proteção e o bem-estar dos animais de Itajaí, pois fortalece as ações de fiscalização e punição aos responsáveis.

Pit Bull desnutrido morre; animal seria vítima de negligência – Foto: Freepik/ND
Casos de maus-tratos a animais devem ser denunciados
Casos de negligência, abandono, agressões físicas ou qualquer forma de violência devem ser denunciados imediatamente aos canais oficiais.
“Pedimos que a população nos ajude, denunciando os casos, e que as pessoas tomem consciência de que os animais merecem respeito”, afirma a presidente do INIS, Maria Heloísa Lenzi.
Veja como denunciar
Para realizar denúncias de animais maltratados ou abandonados, basta entrar em contato com o Instituto Itajaí Sustentável. Veja meios:
- WhatsApp (47) 98857-2144;
- Telefone fixo (47) 3348-8031.
Segundo a prefeitura, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com plantão 24h para situações emergenciais.