Câmara aprova projeto que cria o “Espaço do Silêncio”, um beneficio as pessoas com autismo em Blumenau

Na tarde desta terça-feira, dia 8, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou em sessão ordinária, o Projeto de Lei 9117/2025, de autoria do vereador Egídio Beckhauser *Republicanos)  que institui benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos ou apoiados pela Prefeitura de Blumenau.

A iniciativa apresenta a criação de um espaço adequado de amparo nos eventos, criado para oportunizar tranquilidade, sem abertura para visitas e ruídos sonoros, separado das demais áreas, trazendo como diferencial um refúgio para os pais poderem acalmar seus filhos em estado de crise, uma espécie de sala do silêncio.

A proposta busca garantir a inclusão e a participação efetiva dos portadores de TEA e seus acompanhantes em eventos culturais, esportivos e de lazer, promovendo o acesso a cultura, entretenimento e a convivência social. Um exemplo da importância são festividades como Oktoberfest e Sommerfest, que já seriam diretamente beneficiadas com o projeto.

A proposição aprovada pela Câmara seguira para a Redação Final, após isso, encaminhado para a sanção do prefeito Egidio Ferrari.

“Não devemos focar nas limitações, mas sim nas possibilidades da inclusão. Ao ampliar nossa conscientização, unimos esforços para criar e desenvolver projetos. Faltam ainda muitas situações, mas esse e o primeiro de muitos passos para promover benefícios as pessoas com o espectro autista”, afirmou o vereador Egídio Beckhauser.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.