Voos nacionais: qual a quantidade de litros que pode ser transportada na bagagem de mão

Diferente dos voos internacionais, as viagens aéreas em território nacional são mais flexíveis no que tange aos itens que podem ser levados em bagagem de mão. Tanto que os limites de líquidos, cremes e demais produtos cuja medida de volume é em mililitros.

Imagem de necessaire com frascos de líquidos

Os líquidos devem ser transportados em frascos transparentes – Foto: Reprodução/ND

Mesmo assim, é válido consultar o site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e das companhias aéreas para verificar o limite máximo para o transporte desses itens em bagagem de mão em voo nacional.

Quantos ml pode levar na bagagem de mão em voo nacional?

Dentre os itens pessoais ou presentes levados em um voo nacional, existem aqueles que tem seu volume medido em mililitros.

Geralmente são produtos líquidos ou cremosos, como shampoos, hidratantes, desodorantes, perfumes e bebidas alcoólicas.

Tais artigos são permitidos em viagens aéreas domésticas, desde que estejam dentro do limite permitido.

O transporte de líquidos segue as regras da ANAC para os voos nacionais. A agência reguladora determina que o limite por embalagem é de 300 ml dentro do Brasil e de 100ml em destinos internacionais.

Também é permitido que sejam levadas bebidas alcoólicas na bagagem de mão, desde que o teor delas não ultrapasse os 70%.

Homem segurando garrafa de vinho no mercado

Para levar bebidas em voo, é preciso conferir as normas para transporte das companhias aéreas. – Foto: Freepik/ND

Para esse transporte, é preciso que as garrafas estejam bem lacradas em embalagens de até 1 litro, sendo que é permitido o embarque com até cinco recipientes, totalizando o limite máximo de 5L.

Quais são os líquidos permitidos em voos?

Os itens pessoais líquidos que são permitidos são aqueles utilizados para a higiene pessoal, tratamento de saúde, alimentação ou presentes.

Nessa lista entram perfumes, cremes hidratantes, shampoo, condicionador, protetor solar, desodorante (inclusive aerossol, desde que tenha válvula de travamento), enxaguante bucal, xarope, medicamentos em gotas, creme capilar e similares.

As bebidas também são permitidas, desde que bem embaladas, para impedir vazamentos.

Em relação a bebida alcoólica, é importante se atentar ao teor alcoólico e a quantidade em mililitros recomendada pela ANAC.

Os itens líquidos serão proibidos, sendo despachados ou descartados caso ultrapassem as medidas de embalo ou sejam inflamáveis, colocando em risco a segurança dos passageiros.

Restrições de líquidos para voos internacionais

As normas para transporte de líquidos em voos internacionais são mais restritas, com alguns itens permitidos em viagens domésticas sendo embalados de forma mais transparente ou mesmo sendo despachados.

Todos os líquidos, inclusive em gel, pastas, aerossol, creme e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml cada.

Caso esse volume seja ultrapassado, os frascos não podem ser transportados, mesmo se o recipiente não esteja totalmente cheio.

Para a viagem, todos os produtos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente, que possa ser fechada, com capacidade máxima de até 1 litro, colocadas com folga dentro da embalagem fechada.

As bebidas alcoólicas também seguem esse protocolo, devendo ter teor alcoólico máximo de 70%.

A quantidade máxima também difere, já que o limite é de 1 litro por passageiro. As exceções são em viagens com origem no Chile e na Argentina, que tem o mesmo limite dos voos nacionais.

Os líquidos adquiridos em free shops ou a bordo de aeronave podem exceder o limite de 100 ml acima mencionado, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas padronizadas e com o recibo de compra à mostra, da data do início do voo, para passageiros que embarcam ou em conexão.

Outras exceções são relativas aos medicamentos líquidos com a devida prescrição médica (física ou digital), desde que o volume seja o correspondente ao uso durante a viagem.

Esses remédios devem sem apresentados no momento de inspeção de segurança, separados da bagagem de mão.

Já a alimentação para bebês (líquidos ou em pasta) e líquidos de dietas especiais podem ser levados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluindo escalas), também sendo apresentados no momento da inspeção de segurança.

Como embalar os líquidos em viagens de avião

As viagens internacionais exigem mais atenção e cuidado na hora de embalar os líquidos.

Todos os itens devem ser transportados em frascos transparentes de até 100 ml, incluindo géis, pastas, cremes e aerossóis.

Todos esses recipientes devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente, com limite máximo de até 1 litro, distribuídos com folga.

Essa embalagem deve ser apresentada separadamente da bagagem para inspeção no Raio-x e dos agentes do controle de segurança do aeroporto.

Além de garantir que os produtos estão bem vedados e folgados dentro das malas, para evitar riscos de vazamentos e quebras dos frascos, é importante lembrar que os itens adquiridos em free shop devem ser colocados em sacolas seladas.

Frascos para líquidos vazios

Utilizar frascos de até 100ml adequados para o transporte de líquidos é o mais recomendado para voos – Foto: Freepik

Uma dica para que tudo o que você precisa seja levado em sua viagem é substituir os itens líquidos por produtos sólidos, como sabonetes e cremes em barra, por exemplo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.