4 cidades próximas de Florianópolis para fazer bate e volta

Em torno da capital de Santa Catarina há diversos municípios turísticos que podem ser explorados em uma viagem de bate e volta. Separamos quatro cidades próximas de Florianópolis, em distâncias que variam de 23 a 96 quilômetros e no máximo 1h30 para chegar até a mais distante delas.

A maioria dos municípios fazem parte da região da Grande Florianópolis. Apenas um deles já está na região Sul catarinense. Três das cidades são litorâneas e a única que não tem mar, ainda assim tem seu turismo movido à água.

Confira a seguir quatro cidades próximas de Florianópolis para conhecer em um dia e quais seus principais pontos turísticos. Boa viagem!

1. Palhoça

Foto aérea da Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça. No canto inferior esquerdo, aparece parte da faixa de areia com guarda-sóis. Um pouco mais à frente, vários barcos coloridos dispostos lado a lado no Rio da Madre. Entre o rio e o mar, uma faixa de areia clara com mais guarda-sóis. No canto esquerdo da foto, um morro com vegetação.

O encontro do Rio da Madre com o mar na paradisíaca Guarda do Embaú, em Palhoça – Foto: Adriel Douglas/PM de Palhoça

Das cidades próximas de Florianópolis para turistar, Palhoça é a mais perto de todas. São apenas 23 quilômetros da Capital até entrar no município. Entretanto, as praias mais famosas de Palhoça ficam ao Sul, a cerca de 50 quilômetros de Floripa.

A Guarda do Embaú é a estrela da casa. A praia é uma combinação de morros verdes, faixa de areia clara, águas cor verde-esmeralda e um rio que passa pelo meio da praia e é preciso atravessar em barcos coloridos. O local é Reserva Mundial do Surfe.

Além dela, destaque para a Praia da Pinheira, uma das mais movimentadas; Praia do Sonho, considerada uma das mais bonitas e que se encontra, pela areia, com a Ponta do Papagaio, oferecendo duas frentes para o mar (entre julho e novembro é um bom lugar para avistar baleias-francas); e a bucólica Enseada de Brito, que preserva casas, igreja e um traçado urbano da época da ocupação açoriana em Santa Catarina.

2. Santo Amaro da Imperatriz

Foto de uma piscina grande. Ao redor dela, três cadeiras espreguiçadeiras e uma pequena mesa com guarda-sol e cadeiras. Do lado esquerdo da piscina, um arbusto e ao fundo algumas árvores.

Em Santo Amaro da Imperatriz o destaque são as águas termais. Na foto, piscina do Hotel Caldas da Imperatriz – Foto: João Turnes/Grupo Plus/Divulgação

A 35 quilômetros de Floripa, Santo Amaro da Imperatriz não tem praia, o que não quer dizer que seu turismo não seja movido por água. A segunda das cidades próximas de Florianópolis tem como forte (e fama) suas águas termais, aquelas que brotam do fundo da terra a uma temperatura superior à do corpo humano e cheias de minerais benéficos para a saúde.

Há três formas de desfrutá-las na cidade. No histórico Hotel Caldas da Imperatriz, basta reservar um banho de banheira ou desfrutar a piscina externa (para quem se hospeda ou passa o dia inteiro – day use).

O hotel ainda dispõe de piscinas naturais, quiosques com churrasqueiras e restaurante. Ao lado dele, fica o Fontanário público, onde é possível abastecer garrafas com a famosa água termal.

Na mesma rua, o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA oferece piscinas abastecidas e tratamentos de SPA com águas termais (para hóspedes e sistema day use). Ambos ficam bem próximos ao Centro da cidade.

3. Governador Celso Ramos

Faixa de areia onde caminham duas pessoas. Ao fundo o mar onde estão cinco pessoas e alguns barcos pequenos. Mais ao fundo, um costão rochoso com árvores.

Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, uma das cidades próximas de Florianópolis – Foto: Germano Rorato/Divulgação

A terceira das turísticas cidades próximas de Florianópolis fica a apenas 54 quilômetros de distância da capital. Governador Celso Ramos é um município com gratas surpresas a quem deseja conhecê-lo.

A começar que a cidade conta com cerca de 40 praias, das mais estruturadas como Palmas a paraísos desertos, como a Praia do Sissial, e outras famosas pelas piscinas naturais, como a de Ilhéus.

Fora isso, tem golfinhos que habitam a Baía de São Miguel e podem ser avistados estando embarcado; passeios náuticos para a uma fortaleza do século 18; além de saídas para mergulho na Ilha do Arvoredo, um patrimônio ecológico nacional.

4. Imbituba

Em primeiro plano, o mar com algumas ondas pequenas e várias pessoas se banhando. Ao fundo, uma extensa faixa de areia cercada por morros com vegetação.

A famosa Praia do Rosa, em Imbituba, já foi considerada uma das mais bonitas do mundo – Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

A mais distante das cidades próximas de Florianópolis fica a menos de 100 quilômetros da capital. Cerca de 96 quilômetros separam Floripa de Imbituba, cidade da famosa Praia do Rosa, onde natureza preservada, mar, lagoa e piscinas naturais se encontram em uma vibe de tranquilidade e alegria.

Quem também tem fama por lá é a extensa Praia de Ibiraquera, onde fica a xará Lagoa de Ibiraquera de águas tranquilas para tomar banho e praticar esportes náuticos como windsurf, kitesurf, stand up paddle, entre outros. A Praia da Vila é outra das praias imbitubenses, que além de frequentada pelos humanos é também visitada pelas baleias-francas (de julho a novembro).

Fora essas ainda tem as mais isoladas Praia da Ribanceira (com dunas de areia de onde se tem uma bonita vista do pôr do sol) e a pequenina Praia dos Amores para se conhecer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.