Acidentes na cozinha: 5 dicas de segurança para evitar tragédias

Elisângela Oliveira, moradora de Limeira (SP), morreu na segunda-feira (26) após ficar dez dias internada em decorrência de um acidente doméstico ao fritar ovo. Ela misturou água no óleo quente ocasionando uma explosão, perigo que muitos desconhecem. Abaixo listamos cinco dicas de segurança para evitar tragédias como a de Elisângela.

Mistura de água com óleo quente pode levantar chamas de até 2 metros – Foto: Imagem meramente ilustrativa/Freepik/Reprodução/ND

Dicas de segurança para evitar acidentes

Em incêndios, a resposta instintiva muitas vezes envolve o uso de água para conter as chamas. No entanto, essa abordagem pode ser um perigo dependendo da situação.

Nos incêndios causados por óleo quente, a aplicação de água pode desencadear explosões que agravam a situação e aumentam o fogo, potencializando o risco de acidentes e queimaduras.

Confira abaixo cinco dicas de segurança na cozinha para evitar acidentes:

  1. Água e óleo não se misturam:É crucial evitar o uso de água para combater incêndios envolvendo óleo. Não se deve lançar água na panela ou sob a torneira aberta, pois essa ação pode resultar em mais explosões e agravar a situação.Em caso de acidentes envolvendo óleo quente, a recomendação é abafar as chamas. Este procedimento, cortando o oxigênio das chamas, é realizado com uma toalha úmida que pode ser jogada sobre a panela.
  2. Fique atento ao gás:Acidentes envolvendo vazamento de gás são muito comuns. Portanto, ao menor sinal de cheiro de gás na cozinha, desligue imediatamente a fonte deste combustível. Em hipótese alguma tente acender o fogão, seja com fósforos ou acendedores.Deixe o cômodo arejado para que o gás se dissipe por completo. Examine as mangueiras de saída de gás para garantir que não estejam afrouxadas ou apresentando vazamentos. Além disso, verifique as trempes do fogão para assegurar que não estejam obstruídas.
  3. Atenção é fundamental para evitar acidentesJamais deixe uma panela no fogo sem supervisão. São frequentes os incidentes de princípios de incêndio causados por pessoas que deixam alimentos cozinhando e se ausentam para tomar banho, fazer compras ou mesmo adormecem. Certifique-se de desligar as bocas do fogão e o forno após o término do cozimento.
  4. Organização no local de cozinharA organização é fundamental para evitar acidentes em locais com fogo. Mantenha a região ao redor do fogão permanentemente limpa, sem a presença de panos de prato, tecidos ou líquidos inflamáveis.Itens de limpeza, como álcool, aerossóis, solventes e removedores de manchas, são suscetíveis a conter materiais inflamáveis e devem ser armazenados distantes do fogão.
  5. Verifique a parte elétrica da casaConectar todos os aparelhos simultaneamente em uma tomada pode resultar em sobrecarga na instalação elétrica, aumentando o risco de acidentes na cozinha.Para garantir maior segurança, o recomendado é evitar ao máximo ligar mais de um eletrodoméstico por tomada. Além disso, é imprescindível tirar eletrodomésticos que não necessitam ficar o tempo todo conectados da tomada.

De toda forma, caso aconteçam acidentes domésticos, o mais indicado é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Acidentes envolvendo gás de cozinha são frequentes nas residências e é muito importante ficar atento - Foto: Reprodução/Freepik

Acidentes envolvendo gás de cozinha são frequentes em residências e é muito importante ficar atento – Foto: Reprodução/Freepik

Entenda o caso de Elisângela

Elisângela faleceu após misturar água em óleo quente, o que ocasionou uma explosão – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

Elisângela Oliveira, de 33 anos faleceu na última segunda-feira (26), após um acidente doméstico enquanto fritava um ovo. Ela chegou a ficar internada por dez dias em Limeira (SP), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Durante o preparo do alimento, a mulher, sem querer, jogou um copo de água na panela que estava com óleo quente, fazendo com que as chamas subissem e a atingissem.

Elisângela teve aproximadamente 17% do corpo atingido pelo fogo. As queimaduras ocorreram principalmente nas regiões do peito e queixo. Ela deixa o marido e uma filha de um ano.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.