A intensa onda de calor em Santa Catarina durará mais do que o esperado. Inicialmente prevista até sexta-feira (7), a Defesa Civil ampliou o alerta até domingo (9).
Até a manhã de domingo (9), o calor continuará intenso no Oeste e no Litoral Sul, com máximas acima dos 40°C. A combinação de altas temperaturas e umidade favorece a formação de temporais isolados, comuns no verão, especialmente no interior do estado. Entre quarta (5) e quinta-feira (6), há possibilidade de raios, alagamentos e enxurradas.
Todas as regiões catarinenses terão tardes e noites abafadas ao longo da semana, com temperaturas superiores a 30°C. Diante dos riscos à saúde, a Defesa Civil recomenda reforçar a hidratação, manter os ambientes ventilados e redobrar a atenção com crianças e idosos.
De acordo com a MetSul Meteorologia, um bloqueio atmosférico causado por uma área de alta pressão na costa impede a ocorrência de chuva no Sul e Sudeste do país, prolongando o calor. A onda de calor, no entanto, tem data para terminar: entre domingo (9) e segunda-feira (10), a chegada de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul trará alívio, com temperaturas mais amenas e abaixo da média para a estação.
Da redação, com informações do ND+`