Escolas aderem à Cultura Digital para transformar o uso da tecnologia em aprendizagem

A tecnologia está presente no cotidiano dos estudantes, seja nos celulares, nas redes sociais ou nos jogos online. No entanto, esse contato constante nem sempre significa um uso produtivo. “Os jovens consomem tecnologia o tempo todo, mas nem sempre com um olhar reflexivo. O desafio da escola é transformar esse consumo passivo em uma experiência de aprendizado”, destaca Marcos Silva, diretor de uma escola particular em Blumenau (SC).

A implementação da Cultura Digital como disciplina escolar surge como resposta a ddesafio. Mais do que ensinar a utilizar ferramentas tecnológicas, a proposta busca desenvolver competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade e segurança digital. Essa iniciativa segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância da formação digital para o futuro profissional dos estudantes.

No entanto, a introdução da Cultura Digital nas escolas ainda enfrenta obstáculos. Um dos principais é a capacitação dos professores. “Muitos docentes ainda não tiveram acesso a uma formação específica sobre cultura digital e tecnologias emergentes. Isso exige um esforço contínuo para garantir que estejam preparados para mediar esse aprendizado”, explica Marcos.

Outro ponto crucial é a infraestrutura tecnológica das escolas. Nem todas possuem laboratórios adequados ou equipamentos suficientes para proporcionar experiências práticas aos alunos. “A Cultura Digital precisa ser vivida, não apenas ensinada. Os estudantes devem programar, criar conteúdos e experimentar as tecnologias que fazem parte do seu dia a dia”, reforça o professor.

Além das questões estruturais, há o desafio de engajar os alunos. Acostumados a consumir tecnologia como entretenimento, muitos estudantes não percebem seu potencial para o aprendizado. “É necessário construir uma ponte entre o interesse natural dos jovens pela tecnologia e a possibilidade de usá-la para inovar, resolver problemas e criar novas soluções”, pontua.

A tecnologia que aproxima

Experiências já demonstram que o ensino estruturado da Cultura Digital pode impactar positivamente a formação dos alunos. Segundo Isabela Bueno, orientadora pedagógica da ProWay, aproximar os estudantes da tecnologia de forma orientada amplia suas possibilidades acadêmicas e profissionais. “Nosso papel é apoiar as escolas nesse processo, garantindo que os alunos tenham contato com conceitos digitais de maneira prática e reflexiva”, afirma Isabela.

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