Os 8 maiores erros na decoração que fazem o quarto parecer antiquado

Um dos espaços mais íntimos da casa, o quarto deve ser um lugar que reflete a essência do morador, além, inclusive, de ser sinônimo de conforto e de bem-estar. No entanto, nem sempre é um cômodo que recebe a atenção necessária quando o assunto é arquitetura. Abaixo, confira os erros na decoração mais comuns nesse ambiente.

Quarto com tons terrosos

Confira quais são os erros na decoração de quartos – Foto: Pinterest/ND

Os erros na decoração que fazem o quarto parecer antiquado

As tendências vêm e vão e ninguém deve se sentir obrigado a mudar o design ou a decoração se o espaço agrada o seu gosto. Mas se você quer e não sabe por onde começar, o site Homedit preparou uma lista com o que está saindo de moda e novas alternativas.

Erros na decoração: móveis combinando

Os conjuntos de móveis facilitam a compra, uma vez que você adquire a cama, as mesas de cabeceira e a cômoda, que juntas formam um design coeso. No entanto, com o crescente desejo por individualidade, houve uma mudança para longe dessa alternativa.

Quarto com tons claros

Móveis combinando são mais fáceis de comprar, no entanto, estão perdendo força na arquitetura; confira os erros na decoração mais comuns – Foto: Pinterest/ND

A tendência atual é misturar diferentes estilos para criar um design com mais camadas e texturizado. Isso também significa que você não precisa comprar todas as peças de uma vez. Em vez disso, escolha itens de alta qualidade e atemporais.

Erros na decoração: cortinas valances

As cortinas valances, que antes eram populares por criarem um visual dramático no quarto, agora, parecem pesadas e excessivamente ornamentadas para o uso diário. Embora privacidade e escuridão sejam procuradas no quarto, a tendência caminha para coberturas de janelas mais leves e funcionais.

Quarto com tons terrosos

Nova tendência valoriza a luz natural nos ambientes – Foto: Pinterest/ND

O design contemporâneo de quartos valoriza a luz natural durante o dia para um maior senso de bem-estar e saúde. Cortinas leves, como as finas, são úteis para cobrir janelas e oferecem, ainda, privacidade.

Erros na decoração: falta de personalidade nas cores

Há uma tendência crescente de usar mais cores em vez de designs interiores totalmente brancos e cinzas. Especialistas têm usado tons nos quartos para criar espaços ricos e com camadas, que são acolhedores e pessoais.

Quarto com tons rosas

Cores mais neutras nunca saem de moda, mas tons naturais devem ganhar força – Foto: Pinterest/ND

Cores naturais e terrosas, como azul, verde e marrom, estão entre as mais populares no design de interiores. No entanto, os neutros nunca sairão de moda. Marfim, bege, ecru e cinza quente ajudam a criar contraste em designs coloridos.

Erros na decoração: espaços desorganizados

Espaços desorganizados nunca foram o objetivo de design, mas preencher o espaço vazio sempre foi uma tentação. Em vez de decorar cada centímetro do quarto com móveis, como no design maximalista, deixe espaços para os “olhos descansarem”.

Quarto com tons claros

Invista em locais para armazenamento – Foto: Pinterest/ND

Desorganizar pode significar investir mais em opções de armazenamento para o quarto. Considere móveis multifuncionais, como camas com armazenamento, pufes e bancos para guardar roupas fora de estação, sapatos e outros itens pessoais.

Erros na decoração: negligenciar o teto

Negligenciar o teto como superfície de design é uma oportunidade perdida para melhorar a estética do quarto. Antigamente, ele era pintado de forma neutra ou acabado com tinta branca tradicional, no entanto, hoje, é cada vez mais visto como a quinta parede.

Quarto com tons claros

Pessoas estão usando o teto como elemento de design – Foto: Pinterest/ND

As pessoas estão usando o teto para incorporar mais cor, padrão e textura em seus quartos. Tetos são pintados com cores vibrantes, cobertos com papéis de parede e texturas, ou aprimorados com elementos como vigas expostas ou painéis de madeira.

Erros na decoração: ausência de limites para a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada, até nossos espaços mais privados, entretanto, em algumas situações, ela não ajuda a relaxar. Novas tendências de design visam criar espaços de quarto que limitam o uso de eletrônicos, o que resulta em um sono melhor e em ambientes mais tranquilos.

Quarto com tons claros e colcha azul

Ausência de eletrônicos ajuda em ambientes mais tranquilos para o sono – Foto: Pinterest/ND

Para alguns, isso pode significar não incluir uma televisão no quarto, enquanto para outros, pode implicar em limitar o uso do celular. Para quem adora relaxar na cama assistindo TV, considere um design que esconda a televisão quando não estiver em uso, para que ela não se torne o ponto focal do ambiente.

Erros na decoração: design ultra-moderno

As preferências de design mudaram de estilos ultra-slim e modernos para designs mais confortáveis. Os designs ultra-modernos são caracterizados pelo minimalismo marcante, linhas nítidas e elementos futuristas. Os quartos devem transmitir relaxamento, então, criar um espaço convidativo é a chave.

Quarto com tons leves

Minimalismo marcante, linhas nítidas e elementos futuristas marcam o design ultra-moderno – Foto: Pinterest/ND

Muitas pessoas amam o design moderno, então, você nunca deve abandonar um estilo que ama para seguir uma tendência. Se você quer criar um quarto com um visual suave, considere adicionar algumas curvas, o que ajudará a tornar o espaço mais prático e confortável.

Erros na decoração: quartos grandes e abertos

Designs de quartos grandes e abertos, que antes eram um ícone de casas luxuosas, agora, podem parecer genéricos e sem propósito. A tendência atual é criar espaços menores e mais aconchegantes que incentivem o descanso e o relaxamento. Essa tendência é promovida pelo desejo crescente de construir casas mais sustentáveis.

Quarto com tons leves

Espaços menores e mais aconchegantes estão ganhando espaço em 2025 – Foto: Pinterest/ND

Pessoas com quartos grandes que querem criar uma atmosfera mais aconchegante devem criar zonas funcionais em seus quartos. Tapetes, divisores de ambientes, luminárias e grupos de móveis podem ajudar a definir e separar o espaço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.