Elon Musk Nega Contrato de US$ 400 Milhões com o Governo dos EUA para Compra de Cybertrucks da Tesla

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O Departamento de Estado dos EUA removeu nesta semana a menção à Tesla, de Elon Musk, em um potencial contrato de US$ 400 milhões (R$ 2,32 bilhões) para a compra de veículos blindados Cybertruck. Apesar de o bilionário ter negado que o governo federal planejava gastar essa quantia em seus veículos elétricos, e do Departamento de Estado afirmar que a consulta foi feita antes de Donald Trump assumir a presidência, a questão surge em meio a dúvidas sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo o papel de Musk na Casa Branca e seu vasto império empresarial.

A previsão de compras do Departamento de Estado para o ano fiscal de 2025 incluía US$ 400 milhões (R$ 2,32 bilhões) para carros “Tesla Blindados”, conforme reportado pela publicação independente Drop Site News na noite de quarta-feira (12). No entanto, o documento foi editado às 21h12 (horário do leste dos EUA) para listar apenas “veículos elétricos blindados”, segundo a NPR.

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Esse possível contrato para veículos elétricos blindados, que presumivelmente envolveria o modelo Cybertruck de aço inoxidável da Tesla, é o item mais caro entre os 320 previstos na lista de compras do governo. No entanto, há outros contratos para veículos blindados mencionados, incluindo um de US$ 40 milhões (R$ 232 milhões) para carros BMW X5 e X7 blindados.

Musk negou as alegações de que a Tesla teria garantido o contrato de US$ 400 milhões (R$ 2,32 bilhões), respondendo a uma postagem do Drop Site News com “notícia falsa” e afirmando: “Tenho quase certeza de que a Tesla não está recebendo US$ 400 milhões. Pelo menos ninguém mencionou isso para mim.”

Um porta-voz do Departamento de Estado disse à Forbes na quinta-feira que “não há planos atuais” para seguir adiante com o contrato de veículos elétricos blindados de US$ 400 milhões (R$ 2,32 bilhões), acrescentando que a previsão de compras deveria ter listado um termo genérico, como “fabricante de veículos elétricos”, em vez de citar a Tesla.

A administração Biden pediu ao Departamento de Estado no ano passado que “explorasse o interesse de empresas privadas na produção de veículos elétricos blindados”, de acordo com o porta-voz. No entanto, o órgão teria recebido interesse de apenas uma única empresa para o projeto.

Musk continua sendo a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido estimado em US$ 391 bilhões (R$ 2,27 trilhões), segundo as últimas estimativas da Forbes. Sua participação de quase 13% na Tesla, além de um prêmio de 9% em ações pendente de aprovação judicial, é o maior componente de sua fortuna. Ele também tem participações majoritárias em empresas privadas como a SpaceX, a startup de inteligência artificial xAI e a rede social X. 

Conheça o Cyberstruck

O Cybertruck, que começou a ser entregue no final de 2023, tem preço inicial de US$ 79.990 (R$ 463.942). A Tesla vendeu cerca de 39 mil unidades do modelo futurista nos EUA em 2024, de acordo com a Cox Automotive, tornando-o a picape elétrica mais popular do país. No entanto, os Cybertrucks representaram apenas 6% de todos os veículos Tesla vendidos domesticamente no ano passado.

O lançamento do Cybertruck em 2019 foi um dos momentos mais marcantes da história da Tesla. Na ocasião, Musk destacou a resistência da carroceria do veículo – mas a demonstração saiu pela culatra quando uma bola de metal quebrou a janela do lado do motorista durante o evento.

Conflito de interesse?

A polêmica entre o Departamento de Estado e o Cybertruck ocorre em meio ao crescente entrelaçamento entre o império empresarial de Musk e sua influência política. Musk ocupa um cargo de destaque no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), uma agência encarregada de analisar os gastos do governo.

O senador Adam Schiff, da Califórnia, enviou uma carta à Casa Branca na segunda-feira questionando se Musk usaria sua posição para proteger suas empresas de investigações federais. Segundo o New York Times, as empresas de Musk receberam US$ 13 bilhões (R$ 75,4 bilhões) em contratos governamentais nos últimos cinco anos, principalmente por meio da SpaceX, sua empresa privada de comunicações e exploração espacial.

No entanto, Trump afirmou em entrevista à Fox News, exibida no domingo, que Musk, apesar de ser considerado um “funcionário especial do governo”, não está “ganhando nada” com seu papel na Casa Branca.

As ações da Tesla tiveram um início de mês turbulento, com vários analistas questionando se as vendas da empresa poderiam ser afetadas pela reação negativa dos consumidores ao papel político de Musk. Entre 31 de janeiro e terça-feira, os papéis caíram 19%, mas se recuperaram nas duas últimas sessões, subindo 2,4% na quarta-feira e mais 4% até o meio-dia de quinta-feira.

Dan Ives, analista da Wedbush e um dos mais otimistas em relação à Tesla, afirmou em uma nota a clientes que, embora a “aliança poderosa de Musk com Trump claramente possa afastar alguns consumidores da marca Tesla”, esses impactos na marca são “controláveis e não representam uma grande preocupação no momento”.

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