Roubos de Dados de Dispositivos Apple Crescem 101%; o Que Você Deve Fazer Agora

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Embora você, como usuário de dispositivos Apple, possa estar relativamente tranquilo ao ler manchetes sobre ataques de hackers contra usuários do Microsoft Windows e até do Linux, é melhor começar a se preocupar: seu dispositivo não está imune, como demonstra o aumento massivo de campanhas de malware do tipo infostealer. Aqui está o que você precisa saber para se manter seguro.

Usuários de macOS são Alvo de Crescente Onda de Ataques de Malware

Os dias em que usuários da Apple acreditavam que segurança era uma preocupação apenas para os outros estão (felizmente) ficando para trás. Não que seja uma boa notícia precisar verificar seu Apple Watch em busca de spyware ou lidar com falhas de segurança quase indetectáveis no Mac. No entanto, fico satisfeito que as pessoas estejam levando essas ameaças a sério, pois isso é o primeiro passo para estar mais protegido.

Mas protegido contra o quê exatamente? No caso dos usuários de macOS, a resposta parece clara: uma crescente onda de ataques de malware do tipo infostealer.

“A equipe da Palo Alto Networks Unit 42 identificou recentemente um aumento no número de ataques direcionados a usuários de macOS em diversas regiões e setores”, afirmou a empresa. “Em nossa própria análise, detectamos um aumento de 101% nos infostealers de macOS entre os dois últimos trimestres de 2024″. Esse tipo específico de malware tem como único objetivo roubar dados sensíveis dos usuários de dispositivos macOS, segundo a investigação da Unit 42.

Leia também

  • APPLE LOGO forbes
    Forbes Tech

    Como desativar o Apple Intelligence no seu iPhone

  • Logo da Apple
    Forbes Tech

    Reino Unido Ordena Que Apple Abra Dados Criptografados de Todos os Usuários

  • APPLE LOGO forbes
    Forbes Tech

    Apple Intelligence Ganhará Versão em Português Até Abril, Diz Tim Cook

De acordo com os pesquisadores, esses infostealers geralmente exploram o AppleScript, uma linguagem de script criada pela Apple para permitir o controle direto de aplicativos compatíveis no macOS e de certas funções do próprio sistema operacional. “Como esses avisos podem parecer legítimos, eles podem ser usados para enganar vítimas em ataques de engenharia social, induzindo-as a inserir credenciais ou a desativar controles de segurança”, explicaram os especialistas.

Especialistas Alertam: Fique Atento aos Riscos de Segurança no macOS

“Malwares como Atomic Stealer, Poseidon Stealer e Cthulhu Stealer ilustram a crescente complexidade das ameaças direcionadas ao macOS”, alertou Eric Schwake, diretor de estratégia de cibersegurança da Salt Security. “As equipes de segurança devem permanecer atentas e adotar uma postura proativa contra esses perigos, entendendo que nenhum sistema operacional está completamente seguro contra ataques”.

A Apple, por sua vez, forneceu a seguinte recomendação para os usuários de macOS em relação à mitigação de ataques de malware: “Você pode reduzir esse risco utilizando apenas software de fontes confiáveis. As configurações de Privacidade e Segurança permitem especificar as fontes dos softwares instalados no seu Mac”.

Escolhas do editor

  • Itaú
    Escolhas do editor

    Itaú Tem o Maior Lucro da História dos Bancos Brasileiros

  • Escolhas do editor

    Como Ter Uma Mentalidade de Milionário para Ganhar Mais Dinheiro em 2025

  • empregos carreira
    Carreira

    Os Empregos com Maior Potencial de Crescimento nos Próximos 5 Anos

O post Roubos de Dados de Dispositivos Apple Crescem 101%; o Que Você Deve Fazer Agora apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.