Dia da Infância Missionária é voltado à evangelização de crianças e jovens

Secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária conta sobre iniciativas de crianças em cinco continentes

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Site Oficial da Infância Missionária

Nesta segunda-feira, 6, a Igreja celebra o Dia Mundial da Infância Missionária. A data tem o objetivo de recordar o compromisso diário de crianças e jovens missionários, com a vida de oração testemunhando a beleza de ser Igreja. Por essa ocasião, são realizadas diversas iniciativas em prol das famílias que não têm acesso à educação.

Todas as ações estão ligadas por um fio condutor que é totalmente expresso no lema universal “Crianças Ajudam Crianças”, destacando a missão da Pontifícia Obra da Infância Missionária.

Na diocese de Abengourou, na Costa do Marfim, crianças de duas paróquias promovem para seus colegas, provenientes de famílias pobres, a possibilidade de fazerem cursos, aprendendo a ler e escrever. No norte da Europa, os pequenos “cantores da estrela” percorrem países e cidades oferecendo canções de Natal a condomínios e comunidades, coletando doações também por meio da venda de chocolates,

De acordo com a secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária, irmã Inês Paulo Albino, na Suíça e na Alemanha, crianças vão de casa em casa durante o período de Natal até a Epifania, promover uma mensagem de paz. A religiosa do Instituto das Adoradoras do Sangue de Cristo, nasceu em Guiné-Bissau e tem realizado um trabalho de evangelização com a catequese e apostolado de crianças e jovens no seu país e depois na Itália.

As raízes da “Santa Infância”

Irmã Inês faz questão de recordar as raízes da obra também conhecida como “Santa Infância”, porque a história dá sentido ao presente. Segundo a religiosa, em meados do século XIX, um bispo francês, Charles de Forbin-Janson, ficou impressionado com as notícias que chegavam dos missionários franceses na China sobre as muitas crianças que estavam morrendo na pobreza e sem terem recebido o batismo.

“Lamentando o fato de não poder partir pessoalmente como missionário, ele pediu conselhos a Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé. A troca de ideias entre os dois foi iluminadora e o bispo sugeriu o envolvimento de crianças francesas para que, por meio de orações e ajuda material, elas pudessem apoiar seus coetâneos chineses”, ressaltou a religiosa.

Irmã Inês recorda que, com essa iniciativa, foi lançada a semente da qual a Obra brotaria. “Anos depois, seria criado o lema ‘Crianças Ajudam Crianças’, que resume bem a intuição do fundador e o nosso carisma”, destacou.

Em oração pela paz

A religiosa, que está em contato com a rede universal das Pontifícias Obras Missionárias, enfatiza a necessidade de continuar a conscientizar as crianças sobre a solidariedade, porque há crianças no mundo que não têm possibilidade de educação, de desenvolvimento, de futuro. “Esse compromisso anda de mãos dadas com a proclamação do Evangelho, para fazer com que os pequenos conheçam Jesus como amigo e mestre, porque as crianças de hoje são os líderes de amanhã, que terão o destino do mundo em suas mãos”.

O Dia Mundial da Infância Missionária também pode ser comemorado em outras épocas do ano, dependendo do local e do contexto em diferentes partes do mundo.

O post Dia da Infância Missionária é voltado à evangelização de crianças e jovens apareceu primeiro em Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.