Materiais, cores e combinações: as tendências do universo dos iates

“Nos últimos dois anos, novas tecnologias, a possibilidade de  personalização e referências internacionais trazidas pela indústria náutica, inclusive, de carros esportivos de luxo e de residências de alto padrão, tem gerado uma série de possibilidades aos clientes para a estética e funcionalidade dos iates, uma maneira de transportar o estilo de cada proprietário por meio do design náutico”, afirma Natasha Secchi, especialista em decoração náutica de luxo com 13 anos de carreira no mercado e gerente do Grupo OKEAN, empresa que produz as icônicas embarcações da brasileira OKEAN Yachts e, também, a única fora da Itália que detém a licença de fabricação de barcos da Ferretti Yachts, um dos maiores do mundo.

A especialista reforça que, com as novidades constantes no mundo do design e da moda e a participação em eventos náuticos internacionais e nacionais, os clientes têm buscado, com auxílio e suporte do fabricante, fazer colaborações com arquitetos para aumentarem as possibilidades de personalização nas embarcações. “O cliente traz o arquiteto da casa dele para apoiar no projeto da embarcação e, com isso, ele tem uma melhor experiência tanto durante a personalização do barco, como também com a marca, que facilita este processo construtivo”. 

A sofisticada embarcação OKEAN 57, do Grupo OKEAN, é um exemplo que traz elementos exclusivos aos proprietários e o modelo vem se tornando um ícone de luxo e esportividade sobre as águas. Divulgação

Entre os destaques estão os detalhes internos dos barcos, já que com a chegada de novos tecidos, ainda mais tecnológicos, as opções são variadas. “Desde tecidos com aparência de linho até estofados com cores mais vibrantes, o mercado está repleto de possibilidades que representam os mais diversos perfis e gostos. Ainda, com a atualização constante dos materiais, há uma maior resistência dos tecidos que hoje, mesmo expostos ao sol, não desbotam e mantêm a tonalidade original, além de serem à prova d’água”, conta Natasha.

No Estaleiro OKEAN, com matriz na cidade de Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, que fabrica para o mercado nacional e internacional, outro destaque é a combinação das cores de carros esportivos com iates. Recentemente, o estaleiro produziu algumas unidades do modelo de barco OKEAN 57 com diferentes cores de estofados. “A primeira delas foi com assentos e encostos em azul turquesa, de um cliente brasileiro. Também entregamos uma OKEAN em tons de amarelo, tendo como base a cor do rótulo de uma marca de champanhe francês, para outro cliente no Brasil. E para os Estados Unidos, recentemente entregamos outra OKEAN 57, em tons de laranja, combinando com o interior de um carro esportivo do cliente.”, comenta a especialista, que recomenda, também, cores como cinza, fendi e preto nos ambientes da embarcação para equilibrar com os tons mais vibrantes.

No mercado náutico, segundo Natasha, o uso de móveis soltos está também em alta. Há 10 anos, grande parte do mobiliário era embutido e feito em fibra de vidro, mesmo material usado para a estrutura da embarcação, o que dificultava a personalização. “Hoje, com a possibilidade de utilizar móveis soltos, os clientes podem usar peças de design, mudar a configuração dos ambientes, além de serem multifuncionais. Há peças, por exemplo, que podem se transformar em mesa e também em banco; sofás com encosto retrátil que podem ser usados durante as refeições e também servem como solário, entre outros exemplos. Tentamos trazer, com frequência, essa multifuncionalidade nas peças para explorar os ambientes aliando a qualidade e estética. E quanto maior o barco, mais possibilidades existem para personalizar”, afirma.

O conceito “Just Like Home”, da mesma forma, está em crescimento e reflete o desejo dos proprietários de trazerem o aconchego de casa para o iate. “Almofadas, toalhas, enxovais e até louças podem ser personalizadas para se adequarem ao estilo dos clientes. Todos esses detalhes trazem um toque residencial e reforçam o conceito de lar sobre as águas. Além disso, cada vez mais, a fibra de vidro deixa de aparecer internamente, com revestimentos que imitam o linho. Já no posto de comando, tecidos reproduzem o ‘couro’, apropriados para esta área da embarcação. Quanto ao piso, a teka sintética oferece variadas cores que combinam com o design proposto pelo cliente”, complementa. 

Sobre o Grupo OKEAN

Desde 2021, o Grupo OKEAN concentra fábrica própria em Itajaí (SC), atualmente com 11 mil m², e detém a licença de produção, única no mundo, dos iates da consagrada marca italiana Ferretti Yachts no Brasil, um dos principais fabricantes de iates de luxo do mundo com mais de 50 anos de história na náutica. O Grupo OKEAN nasceu por meio da marca de iates OKEAN Yachts, fundada em 2015. É responsável também pela gestão da YACHTMAX Brasil, revendedor exclusivo da OKEAN Yachts e da Ferretti Yachts no Brasil. Em dezembro de 2022, trouxe ao estaleiro brasileiro a Marina YACHTMAX com 5 mil m² e que possui o maior travel lift da América Latina, com capacidade de erguer barcos de até 220 toneladas, equivalente a 170 pés ou 50 metros de comprimento. Inaugurou, na segunda quinzena de julho de 2023, a YACHTMAX Service, na Marina Verolme (RJ) dedicada a serviços de reparo e manutenção, com travel lift capaz de erguer barcos de até 110 toneladas. No segundo semestre de 2023, anunciou a revenda exclusiva de modelos Riva e Pershing, da Ferretti Group, no Brasil.

O conteúdo Materiais, cores e combinações: as tendências do universo dos iates aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.