Há cinco anos era implantado ‘refúgio rodoviário’ na BR-376, que já salvou mais de 550 vidas

A área de escape localizada no km 667,3 da BR-376, em Guaratuba (PR), na descida em direção a Santa Catarina, completou cinco anos de operação. Desde sua inauguração, em 16 de novembro de 2018, o dispositivo foi utilizado em 272 ocasiões, contribuindo para salvar 554 vidas, de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul.

Há cinco anos era implantando 'refúgio rodoviário' na BR-376, que já salvou mais de 550 vidas - Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

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Há cinco anos era implantando ‘refúgio rodoviário’ na BR-376, que já salvou mais de 550 vidas – Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

As áreas de escape são dispositivos projetados para rodovias, especialmente em trechos de serra e declives acentuados - Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

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As áreas de escape são dispositivos projetados para rodovias, especialmente em trechos de serra e declives acentuados – Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Desde 2011, quando a primeira área foi inaugurada pela Arteris, já são três dispositivos em operação - Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

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Desde 2011, quando a primeira área foi inaugurada pela Arteris, já são três dispositivos em operação – Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

“O objetivo da Arteris, acima de tudo, é preservar vidas. A área de escape é um instrumento essencial para evitar acidentes e mortes em nossas rodovias. Só na BR-376, no Paraná, duas áreas de escape juntas já salvaram mais de mil vidas. Se considerarmos a área de escape da Régis Bittencourt, esse número sobe para 1.246 vidas desde a implantação desses dispositivos”, afirmou Cesar Sass, diretor superintendente da concessionária.

Como funciona área de escape?

A área de escape está posicionada na margem esquerda da pista sul, no sentido Santa Catarina, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos, como falhas nos freios. A estrutura conta com:

  • Faixa de aproximação: 500 metros, com sinalização horizontal quadriculada para orientar os motoristas;
  • Caixa de cinasita: material granular similar à areia ou brita leve, com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, projetada para reduzir a velocidade e parar o veículo em segurança;
  • Faixas laterais pavimentadas: usadas para operações de transbordo e resgate dos veículos.

Além disso, a área está equipada com duas pontes rolantes sob trilhos, capazes de movimentar até 70 toneladas, permitindo a remoção ágil dos veículos e garantindo a rápida liberação do espaço para novos atendimentos.

Área de escape

As áreas de escape são dispositivos projetados para rodovias, especialmente em trechos de serra e declives acentuados, onde o risco de falhas mecânicas é maior. Desde 2011, quando a primeira área foi inaugurada pela Arteris, já são três dispositivos em operação, que juntos registraram 731 entradas e 1.246 vidas salvas.

Esses dispositivos funcionam como uma medida adicional de segurança, proporcionando uma parada controlada para veículos pesados em situações de emergência. A caixa de concreto preenchida com cinasita atua para absorver o impacto e reduzir gradualmente a velocidade.

 

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