Casal tem 48 horas para matricular os filhos em uma escola; multa diária será de R$ 1 mil em SC

A Justiça atendeu o pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e determinou que um casal deverá matricular os filhos na escola em 48 horas. A decisão foi publicada na quarta-feira (20) pela Vara da Comarca de São Carlos, Oeste de SC, pois as crianças eram ensinadas em casa.

Filhos deverão ser matriculados em uma escola

Casal tem 48 horas para matricular filhos em uma escola – Foto: Freepik/ND

O MP explica que a modalidade chamada homeschooling não é regulamentada no país. Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$1 mil para o casal.

Por meio do Conselho Tutelar, o Ministério Público soube que o casal não teria feito a matrícula dos filhos neste ano. Eles relataram que o ensino das crianças seria realizado no núcleo familiar.

Homeschooling e a escola

O casal confirmou ao MP não ter interesse em matricular os filhos em uma instituição, mesmo sendo advertidos. “É necessário frisar que o ensino domiciliar, em substituição ao ministrado pelas escolas, não encontra respaldo legal”, ressalta o Promotor de Justiça.

O membro do MP destacou que o homeschooling retira a convivência com a comunidade escolar e as diferentes visões de mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.