Klabin Reduz Alavancagem com Acordo para Investimento Florestal Conjunto

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

A Klabin anunciou na noite de terça-feira (29) acordo para investimento conjunto em quatro sociedades de propósito específico (SPEs) que terão como objetivo principal a exploração da atividade florestal nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Segundo a companhia, o objetivo é reduzir alavancagem e otimizar o retorno sobre capital investido. A empresa afirmou apenas que o parceiro no chamado “Projeto Plateau” é uma “Timber Investment Management Organization (Timo)” e não detalhou quem é o controlador desse grupo em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Leia também

SOPA Images/Getty Images
Forbes Agro

Marfrig Diz Que Uruguai Negou Venda de Operações para Minerva, Mas Ainda Cabe Recurso

Gettty
Forbes Money

Bunge Supera Estimativas de Lucro com Maiores Volumes de Grãos e Processamento

Forbes Money

Como a 3G Capital, Que Lucrou R$ 144 Bi com o Burger King, Encontrou Um Novo ‘Whopper’

A parte da Klabin no projeto será o aporte de 23 mil hectares de florestas plantadas e 4 mil hectares de terras produtivas, além de outros ativos da companhia reunidos no antigo “Projeto Caetê” que gerou um excedente de terras e florestas para a empresa. As SPEs serão controladas pela Klabin.

A Timo, por sua vez, vai aportar 1,8 bilhão de reais, sendo a primeira parcela na data do fechamento do Projeto Plateau e o restante previsto para o segundo trimestre de 2025. O grupo poderá fazer aportes adicionais nas SPEs de até 900 milhões de reais até o segundo trimestre do próximo ano.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
  • Siga a ForbesAgro no Instagram

“A Klabin terá o direito de preferência na compra da madeira produzida pelas SPEs”, afirmou a companhia. Analistas do Itaú BBA afirmaram que gostaram do acordo anunciado pela Klabin do ponto de vista financeiro e estratégico e que o mercado deve ter uma reação positiva, uma vez que o plano “acelera a desalavancagem” da companhia.

Segundo Daniel Sasson e equipe, deve ocorrer um impacto “imediato” de 0,3 vez no índice de endividamento da Klabin.”A garantia de oferta de madeira e do direito de recompra (das áreas das SPEs) é estrategicamente positivo”, afirmaram os analistas em relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (30).

Escolhas do editor

Foto de um iPhone 16
Escolhas do editor

Os Países com iPhone 16 Mais Caro e Mais Barato do Mundo

Getty Images
Carreira

Como Reconhecer o Burnout? Veja 4 Sinais de Alerta

Escolhas do editor

Veja Como Desativar a Meta IA do Seu Whatsapp

O post Klabin Reduz Alavancagem com Acordo para Investimento Florestal Conjunto apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.