Chapecoense x Avaí: onde assistir, escalações e o tabu do Leão da Ilha na Série B

O Avaí tem como missão vencer a Chapecoense neste domingo, às 17h na Arena Condá para seguir na briga por uma das vagas no G-4 da Série B. Além do desafio dentro das quatro linhas, o Leão da Ilha precisa quebrar um tabu: nunca ter vencido o Verdão do Oeste pela competição nacional.

Chapecoense e Avaí se enfrentam na Arena Condá neste domingo – Foto: Tiago Meneghini/ACF/ND

Um fator para manter a esperança

A vitória por 2 a 0 diante do Ituano na última rodada além dos três pontos resgatou um fator que pode auxiliar o Avaí na sequência da competição.

Com o retorno e o gol marcado na partida, o lateral Marcos Vinícius voltou a figurar entre os pilares do Leão. Com mais uma participação em gol na Série B, o atleta agora é o 2º lateral com mais participações em gols na divisão.

Marcos Vinícius abriu a contagem na vitória do Avaí sobre o Ituano – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND

Especialmente no início da “era Dal Pozzo” no Leão, Marcos Vinícius se consolidou como um dos principais assistentes do campeonato. Na ocasião, ele deu quatro assistências em quatro partidas seguidas (CRB, Sport, Goiás e Ituano) ainda no primeiro turno.

No entanto, assim como o coletivo, o jogador acabou oscilando de desempenho ao longo da competição e as assistências ficaram “escassas”, seja por erros de passes e cruzamentos ou mesmo finalizações ruins dos atacantes.

A partida contra o Ituano serviu para reafirmar um Marcos Vinícius como protagonista técnico de um Avaí que voltou a jogar bem, além de fazer o jogador chegar a sua quinta participação em gol nesta edição da Série B.

Tabu a ser quebrado pelo Avaí

O retrospecto na segunda divisão nacional aponta sete duelos entre os catarinenses, com cinco vitórias da Chapecoense e dois empates.

Além deste tabu, a última vez que o Avaí venceu a equipe do oeste jogando na Arena Condá foi em 2019, na vitória por 2 a 1 em partida válida pelo Catarinense.

Para encerrar o tabu, o técnico Enderson Moreira terá reforços importantes. Titular em 22 dos 27 jogos disputados pelo Leão na Série B, o lateral esquerdo Mário Sérgio retornou as atividades durante a semana e vira uma opção para o comandante Azurra.

Mário Sérgio se recuperou de lesão e também retorna – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C/ND

Além de Mário, o volante Judson também está recuperado de lesão muscular e deve ser relacionado para a partida.

Outro fator que pode servir de incentivo para a quebra do jejum é o retrospecto do Avaí como visitante nesta Série B.

Avaí bateu o Santos na Vila Belmiro – Foto: Léo Piva/Avaí F.C

Em 13 jogos atuando longe do Estádio da Ressacada, o Leão da Ilha conquistou 16 pontos, com quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com a melhor zaga entre os visitantes, tendo sofrido apenas dez gols.

O aproveitamento, se levado em consideração apenas os duelos como visitante, revela o Avaí na 4ª colocação, atrás apenas de Santos, Novorizontino e Sport (todos atualmente no G-4).

Reencontro com o ex

Na partidas deste domingo o elenco Azurra irá reencontrar um velho conhecido. Atualmente técnico da Chapecoense, Gilmar Dal Pozzo esteve na Ressacada recentemente treinando o Avaí.

Com um início meteórico, Gilmar chegou a somar cinco vitórias e 100% de aproveitamento nas primeiras partidas, ficou 11 jogos sem perder sob o comando técnico do clube, porém amargou uma sequência de nove jogos sem vencer até que foi demitido.

Dal Pozzo teve sequência invicta no Avaí – Foto: Leandro Boeira/AFC/ND

No comando da Chape, Gilmar acumula duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, diante do Vila Nova na última rodada.

O Verdão do Oeste ocupa a 17ª colocação com 28 pontos, mesma pontuação do primeiro time fora do Z-4, que é o Ituano.

Fala, Giovanni!

Autor do segundo gol do Avaí na vitória por 2 a 0 diante do Ituano, o meia Giovanni concedeu entrevista para a TV do clube e falou sobre o gol marcado e a atual artilharia da equipe.

“Fico muito feliz com isso que vem acontecendo, claro, mais feliz ainda com as vitórias que é o mais importante. Creio que ganhar os jogos é mais importante que fazer gols, mas ter esse sentimento de ajudar a equipe com gols, não só com os passes também é muito bom”, disse o camisa 8.

Meia Giovanni tem sido um dos destaques na temporada por parte do Avaí – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C.

Com relação ao próximo confronto, Giovanni revelou que espera um duelo acirrado com os dois times buscando a vitória, mas que confia no grupo do Leão.

“Nós sabemos que é um jogo a parte na competição, é um jogo que independente da situação que vem acontecendo na tabela é um jogo difícil. Não podemos desqualificar a equipe da Chapecoense, inclusive o Gilmar esteve aqui recentemente e conhece bem o nosso elenco, mas a gente está confiante em fazer um grande jogo, temos um elenco muito bom e não tenho dúvidas que vamos para lá em busca da vitória”, completou.

FICHA TÉCNICA – CHAPECOENSE x AVAÍ – 28ª RODADA SÉRIE B 2024

Chapecoense: Léo Vieira; Maílton, Eduardo Doma, Jhonnathan e Mancha; Foguinho, Tárik e Thomás; Rafael Carvalheira, Mário Sérgio e Marcinho.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Avaí: César; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Rodrigo Santos, Pedro Castro e Giovanni; Garcez (João Paulo), Vagner Love e Hygor.
Técnico: Enderson Moreira

Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), auxiliado por Marcelo de Carvalho Van Gasse (MG) e Luis Filipe Gonçalves Correa (PB). No VAR, Adriano de Assis Miranda (SP).

Onde assistir: Band, Canal GOAT e Premiere

Local: Arena Condá, em Chapecó

Data: 22/9/2024

Hora: 16h

Standings provided by Sofascore

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.