Um vídeo obtido pelo Grupo ND nesta sexta-feira (15) mostra o momento em que um carro alugado pelo Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) persegue o caminhão de lixo da empresa terceirizada incendiado na noite desta terça-feira (12).

Vídeo mostra carro perseguindo caminhão – Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND
O crime, que segundo a empresa, causou cerca de R$ 750 mil de prejuízo, ocorreu por volta das 23h, quando dois homens encapuzados pararam o veículo em Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis.
Após ameaçarem os trabalhadores, os criminosos apontaram armas e atearam fogo com 25 litros de gasolina, incendiando o veículo.
Novas informações foram reveladas
Agora, novas informações revelam que um HB20, alugado pelo Sintrasem em uma locadora nacional com sede em Florianópolis, perseguia o veículo, conforme investigações da Polícia Civil de Santa Catarina.
Segundo apurações da Polícia Civil e Militar, o veículo foi alugado em nome de Roberta Zimmer Cézar, diretora do Conselho Deliberativo do sindicato.
Neste ponto, é importante lembrar que, embora tenha sido alugado pela diretora, os trabalhadores do sindicato afirmam que, no momento do crime, dois homens foram responsáveis pela abordagem.
O Grupo ND buscou o Sintrasem para comentar sobre o assunto, que informou que só se posicionaria por meio de nota e que Renata não falaria com a reportagem. Confira a nota:
“O Sintrasem aluga inúmeros veículos para que os trabalhadores façam visitas aos locais de trabalho, reuniões, panfletagens e outras atividades”, diz.
Além disso, o sindicato disse que essa é uma prática usual.
“Somente no dia deste caso, havia seis carros locados. No último ano, foram dezenas de aluguéis de veículos feitos pelo Sintrasem. O sindicato reafirma seu compromisso com a luta em defesa dos trabalhadores e nega qualquer relação com o ocorrido”, afirmam.
Confira os vídeos do momento:
Carro perseguindo caminhão de lixo — Vídeo: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND
Carro é pego perseguindo caminhão — Vídeo: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND
O carro não foi devolvido
Questionada pela reportagem, a locadora de veículos informou que o carro foi alugado no último dia 28 de fevereiro e deveria ter sido devolvido no dia 1° de março. No entanto, nenhum novo contrato de locação ou devolução foi feito pelo Sintrasem.
O veículo, modelo HB20, foi devolvido para a locadora no dia 13, um dia após o incêndio do caminhão.
Prefeito de Florianópolis suspende negociações com Sintrasem
A greve dos servidores em Florianópolis iniciou na terça-feira (12). Após a identificação do veículo em nome da direção do Sintrasem, o prefeito Topázio Neto (PSD) declarou que não irá mais negociar com o Sindicato.
Segundo o prefeito, as negociações só serão retomadas quando todos os acontecimentos forem esclarecidos. Confira:
Topázio Neto se posiciona sobre a greve – Vídeo: Reprodução/PMF/ND
Relembre o caso
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a polícia Civil esteve no local e recolheu as primeiras informações sobre o caso.
Após extinguirem as chamas, os bombeiros colheram o depoimento dos funcionários, os quais explicaram que os homens incendiaram o veículo e fugiram logo em seguida.

Caminhão ficou destruído pelas chamas — Foto: Reprodução/CBMSC/ND
No total, os criminosos utilizaram cerca de 25 litros de gasolina para iniciar o fogo, deixando o veículo completamente destruído. Ainda não se sabe a motivação do crime.