Criança com sintoma de ‘estômago duro’ descobre câncer raro e doença surpreende os pais

Jaxon Barnes, de apenas dois anos descobriu um câncer raríssimo após ter sintomas persistentes de “estômago duro”. No entanto, segundo os pais e médicos, surpreendentemente ele não sentia dor.

Criança de dois anos tinha "estômago duro" e descobriu câncer raro

Criança de dois anos tinha “estômago duro” e descobriu câncer raro – Foto: Reprodução/Dailymail/ND

Residente em Carlisle, Cumbria, no Reino Unido, o pequeno sentia dores desde os primeiros meses de vida.

Em agosto de 2022, Jaxon foi levado ao pronto-socorro por outro motivo, o que levou os médicos a descobrirem uma “massa” em seu fígado. O diagnóstico revelou que Jaxon estava sofrendo de hepatoblastoma, uma forma rara de câncer hepático.

O tratamento de Jaxon começou imediatamente com sessões de quimioterapia, e os médicos alertaram que ele provavelmente precisaria de um transplante de fígado.

No entanto, testes posteriores revelaram que o câncer havia se espalhado para seu pulmão.

Após um intenso curso de tratamento, que incluiu uma cirurgia para remover parte de seu fígado, Jaxon finalmente foi declarado livre do câncer.

Sua mãe, Hayley Barnes, 33 anos, descreveu o momento em que Jaxon tocou o sino para anunciar sua vitória contra a doença como “incrível”, especialmente considerando que em um ponto eles estavam se preparando para o pior.

O que é o hepatoblastoma?

Segundo o Ministério da Saúde, o hepatoblastoma é geralmente tratado inicialmente com quimioterapia para encolher o tumor e evitar que ele se espalhe, seguido por cirurgia para removê-lo.

Embora a causa exata do hepatoblastoma seja desconhecida, algumas crianças têm um risco aumentado de desenvolvê-lo se nascerem prematuramente ou se tiverem síndromes de crescimento anormal.

Estômago duro e o tratamento

Após um período de tratamento, uma reviravolta dramática ocorreu quando o câncer de Jaxon se espalhou para seus pulmões. Sua família enfrentou momentos angustiantes, mas sua determinação e os esforços dos médicos não os impediram de procurar novas opções de tratamento.

Foi somente com a ajuda de especialistas médicos internacionais que uma nova forma de quimioterapia, chamada ICE, foi sugerida como uma alternativa eficaz.

Após um longo e difícil caminho, incluindo cirurgia e múltiplas sessões de quimioterapia, Jaxon finalmente foi declarado livre do câncer em agosto de 2023.

Para Hayley Barnes, a notícia trouxe um enorme alívio e alegria, permitindo-lhe finalmente respirar novamente.

O caso de Jaxon destaca não só a importância da detecção precoce e do tratamento adequado do câncer em crianças, mas também a esperança e a resiliência que podem ser encontradas em meio a desafios médicos difíceis.

Câncer raro

No entanto, ela observou: “O câncer de Jaxon é raro e, devido a tudo pelo que ele passou, há mais de 50% de chance de que retorne.

“Daqui para frente, o grande marco é alcançar os cinco anos de remissão. Quando chegarmos a cinco anos de remissão, ele será oficialmente considerado curado.

Na imagem, Jaxon com sua irmã Jessica, 7 anos. – Foto: Reprodução/Dailymail/ND

“Minha percepção de vida mudou completamente.

“Não me importo com o que os outros pensam. Isso simplesmente não importa. O que importa são meus filhos.

“A irmã de Jaxon, Jessica, sete anos, passou de filha única para ter esse irmãozinho, o que foi ótimo.

“Ela sempre quis um irmãozinho ou irmãzinha. Ter isso tirado de alguma forma porque passamos mais ou menos um ano inteiro no hospital com ele foi difícil.

“Desde agosto, ele também começou a andar e a falar e começou a frequentar a creche.

“Não temos certeza do que o futuro reserva para ele. Só quero que ele aproveite a vida ao máximo”, acrescentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.