Veja os alimentos que aceleram o envelhecimento e devem ser evitados, segundo a ciência

A alimentação está diretamente ligada ao processo de envelhecimento. Por isso é preciso ficar atento aos alimentos que aumentam a senescência, processo de envelhecimento que resulta na deterioração celular e no enfraquecimento dos sistemas do corpo.

Refeições prontas podem acelerar o envelhecimento

Confira quais são os alimentos que aceleram o envelhecimento – Foto: Freepik/ND

Em entrevista ao portal francês Le Journal Des Femmes, o médico Christophe de Jaeger, especialista em prevenção do envelhecimento humano, revelou que “admite-se a existência de um certo número de alimentos que fazem mal ao organismo e consequentemente aumentam a senescência”.

Doces estão entre os alimentos que aceleram o envelhecimento

Doces altos em açúcar podem fazer muito mal à saúde, confira outros alimentos prejudiciais – Foto: Unsplash/ND

Descubra os alimentos que aceleram o envelhecimento:

  • Açúcares: sejam eles rápidos, como bolos, doces, pastéis, refrigerantes, e frutas em excesso; ou lentos, como massas, batatas e pães, consumir esses alimentos aumentam a quantidade de açúcar no sangue, o que leva à glicação, mecanismo que desempenha um papel importante na senescência.
  • Gorduras saturadas: consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, como queijo, manteiga, carnes gordurosas, biscoitos, frituras, empanados, refeições prontas e alguns óleos vegetais pode levar à ocorrência de doenças cardiovasculares que promovem o envelhecimento.
  • Álcool: ingerir qualquer tipo de álcool pode ser tóxico, de acordo com o portal francês. Isso acontece porque as moléculas do álcool são tóxicas para o cérebro, o fígado e os nervos.
Xícara de café sobre uma mesa de madeira ao lado de seus grãos

Ainda não se sabe qual o real efeito do café no processo de envelhecimento- Foto: Freepik/ND

O médico, ainda, cita o café, porém afirma que é complicado dizer qual é o real impacto da bebida no envelhecimento, pois ainda não há consenso científico.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.