Liberada pela Justiça, pesquisa Data SC mostra empate técnico entre quatro candidatos em Rio do Sul

Divulgada com com três dias de atraso por causa de um pedido de impugnação apresentado pela candidatura de Gerri Consoli (PSD), a pesquisa do instituto Data SC sobre a disputa eleitoral em Rio do Sul apresenta um impressionante equilíbrio na disputa. De acordo com o levantamento contratado pela TV Vale Europeu, os quatro candidatos estão em situação de empate técnico.

A avaliação leva em conta a margem de erro de cinco pontos percentuais para cima ou para baixo. Fica claro que nenhuma candidatura conseguiu, até agora, desgarrar dos adversários. O Data SC ouviu 594 entrevistados entre 10 e 15 de setembro. A pesquisa está registrada no TRE-SC: SC-02312/2024.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, a vantagem numerica é do ex-prefeito Jailson Lima (PSB), com 23,61%. Na sequência está Manoel Arisoli Pereira, o Maneca (PL), com 21,75%. Jaime Pasqualini (PP) tem 18,04%, enquanto Gerri Consoli (PSD) alcança 15,35%. Eleitores que pretendem votar em branco ou número somam 7,08. O indecisos são 14,17%.

O proximidade entre as candidaturas e o percentual de indecisos aponta para um cenário ainda imprevisível. Na pesquisa espontanêa, que antecede a estimulada e não apresenta ao eleitor pesquisado o nome dos candidatos, os indecisos chegam a 35,75%. A ordem dos candidatos na preferência dos eleitores não se alterna, mas os percentuais são menores: Jailson (20,7%), Maneca (17,71%), Pasqualini (15,18%) e Gerri Consoli (10,96%). Os quatro candidatos também estão em empate técnico nessa modalidade da pesquisa.

No quesito rejeição, o empate técnico quáduplo se desfaz. Líder número na intenção de votos, Jailson Lima aparece bem à frente dos demais candidatos, com 28,33% de rejeição em Rio do Sul. Em segundo lugar, Gerri Consoli (PSD) tem 15,35% contra 10,62% de Jaime Pasqualini (PP) – estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro. Por fim, Maneca tem 9,27% de rejeição, o que o coloca em empate tecnico com Pasqualini.

Embora a rejeição a Jailson seja mais alta, nenhum dos candidatos apresenta um nível de rejeição que comprometa o desempenho eleitoral.

Juiz eleitoral liberou pesquisa em Rio do Sul após explicações do Data SC

A pesquisa Data SC foi impugnada a pedido de Gerri Consoli, que questionou a metodologia do instituto – especialmente em relação à proporção de entrevistados por bairro e perfil socioeconômico dos eleitores pesquisados. O pedido foi concedido inicialmente pelo juiz eleitoral Geomir Roland Paul, que pediu explicações ao Data SC. O magistrado liberou a autorização nesta sexta-feira, após as explicações técnicas apresentadas pelo instituto.

Logo, a metodologia empregada demonstrou-se correta enão tem o condão de levar o eleitor a qualquer erro dedesempenho, razão pela qual a pesquisa merece ser divulgada – disse o juiz eleitoral em sua decisão, após analisar as explicações do Data SC.

O post Liberada pela Justiça, pesquisa Data SC mostra empate técnico entre quatro candidatos em Rio do Sul apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.