Como Trump perdeu milhões com seu hotel mesmo anos depois de vendê-lo

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Ilustração de Cecilia Runxi Zhang; Fotos de Jim WATSON/AFP/Getty Images; DoraDalton/Getty Images; Erik Von Weber/Getty Images

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Trump inicialmente colocou o hotel deficitário à venda em 2019, pedindo US$ 500 milhões.

Em um movimento que parecia um golpe de mestre — ou pura sorte — Donald Trump vendeu seu hotel deficitário em Washington D.C. em 2022 e saiu com um pagamento generoso de US$ 127 milhões (R$ 707 milhões). No entanto, o que poucos sabiam é que, para que o negócio fosse fechado, o ex-presidente dos Estados Unidos teve que entrar com um empréstimo. Quando o novo proprietário do contrato de arrendamento enfrentou problemas financeiros, ele também acabou sendo prejudicado.

Os laços de Trump com o antigo prédio dos correios de Washington remontam a 2012. Foi quando ele venceu um processo competitivo de licitação para restaurar o histórico, porém decadente, Old Post Office de D.C., transformando-o em um hotel de luxo com 263 quartos. O governo americano continuaria sendo o proprietário do imóvel, localizado na Pennsylvania Avenue, a apenas alguns quarteirões da Casa Branca. Trump investiu US$ 200 milhões (R$ 1,1 bilhão) na restauração do edifício em estilo românico revival de 1899 e se comprometeu a pagar um aluguel mensal de pelo menos US$ 250 mil (R$ 1,3 bilhão) por 60 anos.

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Ao vencer o contrato, Trump superou um consórcio que incluía a Hilton Worldwide. O grupo protestou contra a vitória do republicano junto à General Services Agency (GSA), que supervisionava o processo de licitação. Hilton e seus parceiros alegaram que as finanças por trás da proposta de Trump não faziam sentido. “Os números propostos simplesmente não são alcançáveis nesta localização com base nos conceitos para o redesenvolvimento”, argumentaram. O grupo também ressaltou que a GSA teria avaliado incorretamente a proposta e escolhido apressadamente o maior valor de aluguel de terreno, sem uma base econômica e empresarial sólida. No entanto, a GSA rejeitou o protesto e afirmou que as estimativas de receita de Donald Trump não eram “de forma alguma irracionais.”

Em outubro de 2016, duas semanas antes de Trump vencer a presidência, o imponente Trump International Hotel Washington D.C. celebrou sua grande abertura. O hotel rapidamente se tornou um centro de poder de Trump, recebendo convenções políticas e encontros. No ano seguinte à eleição, comitês políticos republicanos realizaram pelo menos 171 pagamentos ao hotel, canalizando US$ 482 mil (R$ 2,6 bilhões)  para o bolso do líder do partido.

Declínio do hotel de Donald Trump

Todo esse patrocínio, no entanto, não conseguiu compensar o mau planejamento dos negócios de Donald Trump, que o consórcio Hilton havia destacado anos antes. Em 2017, a receita do hotel foi de US$ 52 milhões (R$ 289 milhões) — US$ 35 milhões (R$ 194,8 milhões) a menos do que o projetado. A situação não melhorou nos anos seguintes, com vendas praticamente constantes: US$ 53 milhões (R$ 295 milhões) em 2018 e US$ 52 milhões (R$ 289 milhões) em 2019. Isso representa cerca de metade do que a Trump Organization esperava. A pandemia de Covid-19 piorou a situação, fazendo com que as receitas despencassem mais de 60%, para cerca de US$ 20 milhões (R$ 111 milhões).

Trump inicialmente colocou o hotel deficitário à venda em 2019, pedindo US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões). No entanto, como nenhuma oferta chegou perto desse preço — e várias estavam abaixo de US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão)— a venda foi colocada em espera no ano seguinte.

Em 2021, já fora do cargo, Trump tentou novamente. Desta vez, encontrou um comprador disposto a pagar mais de US$ 370 milhões: o CGI Merchant Group. A CGI financiou a maior parte dos US$ 375 milhões (R$ 2 bilhões) com um empréstimo de US$ 285 milhões (R$ 1,5 bilhão)  do BDT & MSD Partners, um banco de investimentos. O novo arrendatário se associou à Hilton Worldwide, que havia perdido para Trump na licitação original, para operar o hotel como um Waldorf Astoria.

Havia um porém: a CGI não tinha dinheiro suficiente para pagar os impostos de transferência e a hipoteca. Assim, Trump concordou em emprestar US$ 28 milhões (R$ 155 milhões) à empresa para cobrir esses custos. A CGI prometeu pagar a Trump US$ 13 milhões mais juros em novembro de 2022. Seis meses após a reabertura do Waldorf Astoria, a CGI não conseguiu fazer o pagamento da primeira parte do empréstimo de Trump e teve que solicitar dois novos prazos.

Em 2023, a CGI entrou em default com o BDT & MSD, e em agosto do mesmo ano, o hotel foi a leilão. Quando o martelo bateu, o banco de investimentos ficou com o imóvel por US$ 100 milhões (R$ 556 milhões). Nenhum outro interessado fez uma oferta, de acordo com Paul Cooper, que supervisionou o leilão de execução. Cooper chamou a compra original da CGI de “ridícula” e acrescentou: “Nenhuma pessoa sensata faria esse investimento.”

Quanto aos US$ 28 milhões que a CGI devia a Donald Trump, isso foi apagado. Trump não tinha uma hipoteca e sua dívida era subordinada à do BDT & MSD. “Isso se foi,” disse Paul Cooper.

O próximo conjunto de moções pré-julgamento no processo civil de Trump contra a CGI está agendado para o final deste mês. Representantes da CGI e da Trump Organization não responderam a consultas.

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Apesar de agora possuir um contrato de arrendamento que ninguém mais quis, a BDT & MSD permanece otimista. “Estamos dedicados à nossa parceria com a Hilton e confiantes no futuro do ativo,” disse Sara Evans, sócia e porta-voz da empresa. Uma porta-voz da Hilton afirmou que “o hotel continua a ter um bom desempenho,” mas se recusou a explicar se a empresa ainda mantém suas declarações anteriores de que o contrato era “um modelo econômico irrealista e [levaria a] outra tentativa fracassada de reverter o Antigo Escritório de Correios.”

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