Dengue: Xanxerê confirma mais três casos; um é importado

O município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, confirmou três novos casos de dengue. A informação foi divulgada pela Vigilância em Saúde no início da tarde desta quinta-feira (14). Os casos são um importado e dois autóctones.

teste de dengue sendo segurado por uma mão com luva em uma bancada ao lado de outros testes

O município de Xanxerê conta com 24 casos confirmados de dengue. – Foto: Arquivo/Andre Borges/Agência Brasília/ND

Segundo a Vigilância em Saúde, o caso importado é de uma mulher de 25 anos, moradora do bairro São Jorge. Já os dois casos autóctones são de uma mulher de 42 anos, moradora do bairro João Winckler, e de um homem de 54 anos, morador do bairro Leandro.

Ao todo, o município de Xanxerê contabiliza 24 casos de dengue, dos quais 16 são autóctones e os outros oito importados. Além disso, segundo a Vigilância, 49 pessoas aguardam resultado do teste. O município contabiliza 415 focos do mosquito-da-dengue neste momento.

Fique atento: sinais e sintomas

A dengue é uma doença que afeta todo o corpo, tem início súbito e duração limitada. Embora a maioria das pessoas se recupere, outros pacientes podem desenvolver formas mais graves e até morrer em decorrência da doença.

Principais sintomas da dengue:

  • Febre (39ºC a 40º) repentina
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza
  • Dores musculares e/ou articulares
  • Dor atrás dos olhos

A doença também pode ser assintomática, mas em quadros mais graves os pacientes podem apresentar: náuseas, vômitos frequentes, dor abdominal intensa e até sangramento.

A orientação do Ministério da Saúde aos pacientes é de buscar atendimento imediatamente em caso de manifestação de um ou mais sintomas relacionados à doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.