Enquete ilegal sobre eleições municipais em SC é removida da internet

Uma enquete ilegal relacionada às eleições municipais de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, foi removida da internet a pedido do Ministério Público. Produzida por um jornalista da cidade, a enquete estava no ar por meio do formulário Google Forms.

Enquete ilegal sobre eleições municipais foi removida após pedido do MP – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o Ministério Público, após saber sobre a enquete, o promotor eleitoral Pedro Roberto Decomain pediu à Justiça Eleitoral medida liminar para determinar à plataforma a identificação do autor e a retirada da pesquisa do ar.

Com a concessão da liminar, o jornalista de uma rádio de Itaiópolis foi identificado como o autor da enquete e argumentou que tratava-se de uma iniciativa pessoal, sem relação com a empresa em que trabalha, e que o resultado não seria divulgado.

A enquete foi removida e, como não houve divulgação de resultados nem influência na campanha eleitoral, o jornalista não sofreu multa.

Por que a enquete online era ilegal?

De acordo com a Justiça Eleitoral, a divulgação de enquetes ou sondagens relacionadas às eleições é proibida a partir de 15 de agosto. Após essa data, só podem ser divulgadas as pesquisas de intenção de voto registradas na Justiça Eleitoral, com informações sobre a contratação e a metodologia utilizada no levantamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.