Cidade catarinense que teve oito enchentes em 2023 instala estação hidrológica

Foram oito enchentes somente no ano passado em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. O município decretou situação de emergência após chuvas intensas entre outubro e novembro de 2023. Agora, com o objetivo de monitorar enxurradas, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina instalou a primeira Estação Hidrológica no município, nesta quarta-feira (13).

Nova Estação hidrológica de Presidente Getúlio

Estação Hidrológica voltada para o monitoramento de enxurradas foi instalada nesta quarta-feira (13) no município de Presidente Getúlio – Foto: Divulgação/ND

O novo equipamento fica localizado na ponte da Rua Niterói Atlântico, no Rio dos Índios, na SC-340, próximo a Prefeitura Municipal.

Como funciona a estação hidrológica?

O coordenador da Defesa Civil de Presidente Getúlio, Lucio Bittencourt, explica que o sistema viabilizará a medição de nível do rio Índios em tempo real assim como os volumes de vazão e visualização de régua de medição.

“O equipamento é alimentado por energia solar, não havendo necessidade de outro sistema de fornecimento de energia. Ele terá uma grande importância no monitoramento de nível do nosso maior rio em épocas de chuvas intensas e nos auxiliará no monitoramento e alerta das áreas de maior risco de inundações em Presidente Getúlio”.

As demais estações hidrológicas existentes na região se encontram em rios com características de inundações graduais. “Essa estação traz informações a cada 15 segundos das condições do nível do rio e da chuva na localidade”, complementa Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.

Visualização dos dados em tempo real

A estação hidrológica está interligada ao sistema de monitoramento gerenciada pela Defesa Civil e com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, para emitir informações e alertas com maior precisão e rapidez.

Para fazer a captação de todas as informações, o Vale do Itajaí tem 42 pontos de monitoramento no campo, sendo 30 estações que medem nível do rio e chuva, 10 estações meteorológicas, que medem chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica e 2 estações que medem chuva.

A plataforma para visualização dos dados pode ser ser acessada pela população clicando aqui. O usuário pode escolher que tipo de informação deseja, como por exemplo, a medição dos reservatórios das barragens, percentual de ocupação, dados dos pluviômetros e meteorológicos.

Visualização dos dados da Defesa Civil em tempo real – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Os dados são fornecidos pelas novas estações meteorológicas e de telemetria instaladas pela Defesa Civil de Santa Catarina. A rede disponível inicialmente abrange a bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, mas a intenção, conforme a própria secretaria, é ampliar para as demais bacias hidrográficas e agregar ao sistema estações privadas e de outros órgãos públicos que estão espalhadas pelo estado de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.