Receitas de remédios de uso contínuo têm prazo de validade prorrogado em Blumenau 

Receitas de remédios de uso contínuo tiveram a validade ampliada para mais seis meses em Blumenau, no Vale do Itajaí. A Prefeitura Municipal comunicou a medida após uma reunião nesta quarta-feira (13), entre o prefeito Mário Hildebrandt, vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, e secretário de saúde, Marcelo Lanzarin.

Receitas de remédios de uso contínuo tiveram a validade ampliada para seis meses em Blumenau

Receitas de remédios de uso contínuo têm prazo de validade prorrogado em Blumenau  – Foto: Divulgação/ND

A decisão foi tomada em virtude do aumento dos casos de dengue e Covid-19 no município. A ampliação do prazo não se aplica para receitas de medicamentos controlados.

De acordo com o prefeito, o objetivo é beneficiar especialmente pacientes com doenças crônicas ou incapacitantes. “Estamos comprometidos em proteger a saúde da nossa população e em tomar todas as medidas necessárias para facilitar o acesso aos medicamentos, mantendo a segurança e o bem-estar de todos”, destacou o líder do Poder Executivo.

Qual o objetivo da ampliação do prazo em Blumenau?

Atualmente, Blumenau vive um desafio com a alta demanda nas unidades de saúde. A medida, conforme o secretário de saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, busca justamente aliviar essa sobrecarga. Isso por que a ampliação do prazo das receitas permitirá que os recursos se concentrem no tratamento e na prevenção da dengue e Covid-19.

Atualmente, Blumenau vive um desafio com a alta demanda nas unidades de saúde. Na última segunda-feira (11), o centro de atendimento à dengue abriu e atende a comunidade. A estrutura tenta aliviar a sobrecarga nos ambulatórios gerais e nos postos de saúde. Já foram realizados cerca de 800 atendimentos desde segunda-feira.

Além disso, 3.772 casos de Covid-19 foram confirmados na cidade somente em março e dois óbitos. Por esses motivos, as consultas médicas eletivas agendadas no SUS (Sistema Único de Saúde), em Blumenau, foram redirecionadas.

Conforme a Secretaria de Saúde de Blumenau, mais de 10 mil pacientes que tinham horários agendados até maio nas Unidades de Saúde e nos Ambulatórios Gerais ainda vão receber o aviso sobre a suspensão das consultas.

A medida tem prazo indeterminado e por conta disso, nenhuma nova consulta poderá ser marcada. Ainda conforme a secretaria, as consultas marcadas de 12 de março até 2 de maio serão redirecionadas pelo Alô Saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.