Coma essas frutas agora! Elas podem ajudar a prevenir demência

Uma pesquisa conduzida na Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, descobriu que o consumo diário de determinadas frutas pode diminuir o risco de demência em indivíduos de meia-idade.

Frutas vermelhas podem ajudar a prevenir a demência

Estas frutas podem te ajudar a prevenir a demência – Foto: Reprodução/Unsplash/ND

Publicada na revista científica Nutrients, o estudo diz que as pessoas que consomem estas frutas tem menor risco de desenvolver a demência.

Quais são as frutas?

Segundo o estudo, o consumo diário de mirtilos e morangos pode reduzir as chances de desenvolver demência na velhice.

Isso se deve à presença de antioxidantes, conhecidos como antocianinas, encontrados nessas frutas, que oferecem diversos benefícios à saúde, incluindo melhorias metabólicas e cognitivas.

Há evidências epidemiológicas que indicam que pessoas que consomem regularmente morangos ou mirtilos têm um declínio cognitivo mais lento durante o envelhecimento.

Como funcionou a pesquisa?

A pesquisa envolveu 30 participantes, com idades entre 50 e 65 anos, que estavam acima do peso e relataram ter um declínio cognitivo leve.

Durante um período de 12 semanas, metade dos voluntários recebeu suplementos em pó equivalentes a uma xícara de morangos inteiros (a porção padrão), enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Posteriormente, os participantes foram submetidos a testes para avaliar suas habilidades cognitivas, incluindo a memória de longo prazo.

Os resultados mostraram que os voluntários que receberam o suplemento de morangos apresentaram uma melhoria significativa na memória e uma redução dos sintomas depressivos.

O professor da Universidade de Cincinnati, Robert Krikorian, sugere que esses benefícios podem ser resultado de uma capacidade executiva aprimorada, que proporciona um melhor controle emocional, capacidade de enfrentamento e possivelmente uma melhor resolução de problemas.

O que é demência?

Demência é um termo geral que se refere a um conjunto de sintomas relacionados ao declínio cognitivo e funcional que interferem significativamente na vida diária de uma pessoa.

Esses sintomas incluem perda de memória, dificuldade de concentração, alterações na linguagem, problemas de raciocínio e julgamento, além de dificuldades em realizar tarefas cotidianas.

Frutas podem ajudar a prevenir a demência

Imagem que mostra o diagnóstico de demência estudado pelos pesquisadores – Foto: Reprodução/Nature/ND

Embora a demência seja frequentemente associada à doença de Alzheimer, ela pode ser causada por uma variedade de condições subjacentes, como doença vascular, doença de Parkinson, doença de Huntington e lesões cerebrais traumáticas, entre outras.

É importante destacar que a demência não é uma parte normal do envelhecimento, embora seja mais comum em pessoas mais velhas.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.