Primeiro dia do centro de atendimento à dengue registra movimento intenso em Blumenau

O primeiro dia de funcionamento do centro de atendimento à dengue em Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta segunda-feira (11), registrou movimento intenso de pacientes com sintomas da doença. O anúncio da abertura da estrutura aconteceu na última sexta-feira (8), quando a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência por conta da dengue no município.

Pacientes são atendidos no espaço  - Moisés Stuker/NDTV

1
3

Pacientes são atendidos no espaço – Moisés Stuker/NDTV

Central de atendimento à dengue começou a funcionar nesta segunda-feira  - Moisés Stuker/NDTV

2
3

Central de atendimento à dengue começou a funcionar nesta segunda-feira – Moisés Stuker/NDTV

Central de atendimento à dengue começou a funcionar nesta segunda-feira  - Moisés Stuker/NDTV

3
3

Central de atendimento à dengue começou a funcionar nesta segunda-feira – Moisés Stuker/NDTV

Blumenau entrou em situação de epidemia de dengue após registrar aumento de casos em fevereiro. O total acumulado em 2024 é de 1.169 focos do mosquito, 4.661 casos prováveis e 708 confirmados. Cinco pessoas seguem internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 24 em enfermaria. De acordo com o Secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, os casos aumentaram cerca de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O centro de atendimento funciona de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, no campus 3 da Furb (Universidade Regional de Blumenau), na rua Iguaçu. A equipe multiprofissional é composta por 20 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atender a população com sintomas de dengue.

Uma triagem é feita pelos enfermeiros e, logo na sequência, o paciente é encaminhado para a consulta com o médico. Além do atendimento, no centro também são disponibilizados medicamentos para a população. O paciente que procura o atendimento também encontra duas salas para a hidratação diretamente na veia.

O repórter Moisés Stuker foi até o local e mostrou a movimentação no centro de atendimento à dengue. Assista ao registro do primeiro dia de atendimento no espaço.


O repórter Moisés Stuker traz os detalhes – Vídeo: Moisés Stuker/NDTV

Sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) repentina, que tem duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, conforme a Secretaria de Saúde de Blumenau, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ser registrados.

Medicamentos contraindicados

A Secretaria de Saúde orienta aos moradores que, em caso de suspeita de dengue, não faça uso de anti-inflamatórios, corticóides, antibióticos e ivermectina.

Atendimento ambulatorial

Além do centro de atendimento, os AGFs (Ambulatórios Gerais da Família) fazem atendimento ambulatorial nos bairros Velha, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupava, Badenfurt e Centro de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

As unidades Estratégia Saúde da Família também oferecem atendimento à população. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas pode ser conferidas no site da Prefeitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.