

Elefantes se protegem contra terremoto – Foto: San Diego Zoo Wildlife Alliance/@sandiegozoo/X
Um cena intrigou os funcionários do San Diego Zoo Wildlife Alliance, um zoológico nos Estados Unidos. Uma câmera de segurança mostrou uma manada de elefantes protegendo os mais jovens de um terremoto.
Os animais fizerem um “círculo de alerta”, com os mais velhos em uma verdadeira barreira durante um terremoto de magnitude 5,2 que atingiu o sul da Califórnia na semana passada.
A equipe do zoológico confirmou em suas redes sociais que Ndlula, Zuli, Mkhaya, Umngani e Khosi, os elefantes que aparecem na filmagem, estão bem e retornaram a sua rotina normal.
Segundo eles, esses animais a capacidade única de sentir sons através das patas. Com isso, eles conseguiram “prever” o terremoto e proteger seu manada formando um círculo.
Esse comportamento é uma resposta natural à percepção de ameaças à proteção da manada, realizado quando o grupo se sente ameaçado em qualquer circunstância.
Confira o vídeo do momento
Os elefantes sentiram o terremoto e protegeram os membros mais jovens de sua manada – Vídeo: San Diego Zoo Wildlife Alliance/@sandiegozoo/X
Inteligência dos elefantes: gigantes também no emocional e social
Considerados uma das espécies mais inteligentes e complexas do mundo, emocional e socialmente, segundo a SEB (Associação Santuário de Elefantes Brasil), esses animais possuem uma memória excepcional, acumulando conhecimentos sociais e ecológicos.
Como regra, espécies que possuem os maiores cérebros têm um melhor desenvolvimento do córtex cerebral e uma melhor capacidade de aprendizagem, além da habilidade de reter informações por mais tempo.
Décadas de estudos compõem uma literatura com pesquisas e acompanhamentos científicos sobre a inteligência e as habilidades cognitivas desses incríveis animais animais.
Como comparação, o cérebro dos desses animais contém cerca de 257 bilhões de neurônios, três vezes mais do que a média do cérebro humano.