Dia Mundial do Rock: relembre as polêmicas dos maiores roqueiros da história

O Dia Mundial do Rock é celebrado no Brasil neste sábado, 13 de julho, e como um roqueiro que se preze não tem carreira sem polêmicas, o ND+ preparou uma lista com alguns dos nomes mais importantes do segmento para que você relembre – ou descubra – os maiores “bafões” de alguns rockstars.

Dia Mundial do Rock: Elvis Presley

Dia Mundial do Rock: Elvis Presley no palco

Elvis Presley foi um astro do rock e morreu em 1977 – Foto: Reprodução/ND

O “pai do Rock”, Elvis Presley, é envolto de polêmicas, inclusive tem uma apenas para o apelido como ficou conhecido.

Isso porque Elvis se consolidou na música com o ritmo que já era popular entre artistas negros, mas por conta da segregação racial que existia nos Estados Unidos na década de 50 – e que influencia o mercado até hoje – não conseguiam ascender em suas carreiras.

Além de se beneficiar com o mercado racista, Elvis é associado às práticas pedófilas por diversos biógrafos. No livro “Elvis Presley: A Southern Life”, Joel Williams abordou o tema e relatou que o cantor gostava de se relacionar com garotas menores de idade, principalmente as que tinham 14 anos.

“Ele não prestou atenção em mim (antes), mas quando eu fiz 14 anos, ele me notou. Quatorze era uma idade mágica para Elvis. Realmente era”, disse ao Daily Mail, Frances Forbes, que conviveu com Elvis.

Elvis Presley com a esposa, Priscilla

Elvis e Priscilla Presley se separaram em 1973 – Foto: Reprodução/ND

A própria viúva de Elvis, Priscilla Presley, o conheceu quando ela tinha 14 anos e ele, 24. Os dois ficaram casados entre 1967 e 1973, e tiveram uma filha juntos, Lisa Marie Presley.

Contudo, Priscilla já se pronunciou sobre a polêmica. Em 2023, durante o Festival de Veneza, ela garantiu que os dois só tiveram relações sexuais quando ela alcançou os 21 anos.

“As pessoas pensam: ‘Ah, foi sexo, foi isso’. Eu nunca fiz sexo com ele. Ele era muito gentil, muito gentil, muito amoroso. Mas ele também respeitou o fato de eu ter apenas 14 anos. Estávamos mais conectados mentalmente e pensávamos que esse era o nosso relacionamento”, relatou.

Dia Mundial do Rock: John Lennon

The Beatles foi um fenômeno mundial que, em apenas 10 anos de existência, bateu recordes que são difíceis de alcançar até os dias atuais.

John Lennon sentado

John Lennon foi assassinado por um homem chamado Mark Chapman, no dia 8 de dezembro de 1980, em Nova York – Foto: Bob Gruen/Divulgação/ND

Tamanho reconhecimento, não os blindariam contra polêmicas, pelo contrário. Em 1966, o cantor John Lennon foi responsável por uma tentativa de boicote à banda e até foi proibido de pisar na África do Sul.

“O cristianismo irá desaparecer. Vai diminuir e encolher. […] Hoje, [os Beatles são] mais populares que Jesus. Não sei quem vai desaparecer primeiro, o rock’n’roll ou o cristianismo,” disse Lennon ao jornal londrino The Evening Standard.

A fala rendeu muito trabalho para o empresário Brian Epstein, que organizou uma série de coletivas de imprensa nos Estados Unidos, onde o grupo faria uma turnê na época.

Dia Mundial do Rock: Freddie Mercury

O vocalista do Queen, Freddie Mercury, era único em suas performances impressionantes no palco, com gritos e movimentos exagerados.

A vida excêntrica do artista também se estendia nos bastidores. Em 1978, quando já havia faturado milhões com a banda, o músico decidiu esbanjar e comemorar o lançamento do novo álbum em grande estilo.

Freddie Mercury em festa de lançamento do novo álbum

Freddie Mercury em festa de lançamento do novo álbum – Foto: Reprodução/ND

A festinha foi realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e custou certa de 200 mil euros. A lista de convidados se estendeu para além de 500 pessoas e a data escolhida foi o Halloween.

Fred contratou todo tipo de atração, inclusive dezenas de transexuais em roupas minúsculas para ficarem desfilando pelo salão para exibirem seus corpos.

Até os moradores em situação de rua que estavam lá perto foram chamados para curtirem com os convidados da elite que estavam presentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.